Página inicial O que acontece Estudantes de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste realizam visita técnica no Paraná
Graduação Notícia São Miguel do Oeste

Os estudantes das 8ª e 10ª fases do Curso de Farmácia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram de uma viagem de estudos no Estado do Paraná, com visitas técnicas a importantes instituições do setor farmacêutico e de análises clínicas. A atividade proporcionou uma oportunidade única de conhecimento prático e contato direto com o mercado de trabalho, complementando a formação acadêmica.

A primeira parada foi na matriz do Laboratório Clínico Álvaro, pertencente ao Grupo Dasa, em Cascavel. Reconhecido como um dos maiores laboratórios de apoio do Brasil, o Laboratório Álvaro se destaca pela excelência em diagnósticos em saúde e é referência para a classe médica em todo o país. Durante a visita, os estudantes conheceram as diversas áreas de atuação do laboratório e observar como a tecnologia e o trabalho humano se complementam para atender uma alta demanda de exames diariamente.

Na cidade de Toledo, os estudantes visitaram a Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi, uma das maiores do Brasil e líder na produção de medicamentos genéricos. A Prati-Donaduzzi é pioneira na fabricação e comercialização de medicamentos derivados do Canabidiol (CBD), no Brasil, e destaca-se pela inovação e pela qualidade de seus processos. A visita incluiu uma palestra de recepção, seguida de um tour pelas áreas produtivas e industriais da empresa, como os setores de produção, controle de qualidade, Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PDI) e regulação na ANVISA e outros organismos internacionais.

Para a estudante Carolina Vincenzi Watte, a experiência foi enriquecedora.

— Conhecer um laboratório de análises clínicas da proporção do Álvaro nos possibilitou uma visão clara de como a tecnologia e a atuação humana se integram em prol da saúde. Já na Prati-Donaduzzi, tivemos a oportunidade de ver de perto uma das diversas áreas de atuação do farmacêutico, o que nos motiva a buscar ainda mais conhecimento e excelência profissional — destaca Carolina.

Acompanhando a turma, a professora Ana Paula Christ enfatizou o valor das visitas técnicas para a formação dos futuros farmacêuticos.

— A visita ao Laboratório Álvaro permitiu que os estudantes conhecessem a rotina de um laboratório que recebe uma grande demanda de exames, diariamente, e observassem equipamentos que não fazem parte dos estágios e das aulas práticas do dia a dia. Já na Prati-Donaduzzi, eles puderam vivenciar a rotina de uma grande indústria farmacêutica, visualizando técnicas e equipamentos discutidos em sala de aula, o que enriquece muito o aprendizado — relata a professora Ana Paula.

Essas visitas técnicas são fundamentais para aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho, ampliando sua compreensão sobre as diversas possibilidades de atuação na área farmacêutica e fortalecendo o conhecimento adquirido em sala de aula.