Página inicial O que acontece Estudantes de Fisioterapia avaliam qualidade de vida de idosos
Notícia Comunidade Xanxerê

Estudantes de Fisioterapia avaliam qualidade de vida de idosos

Os estudantes da quinta fase do curso de Fisioterapia associaram teoria à prática ao realizar uma Atividade Prática de Extensão (Apex) no Lar do Idoso, em Xanxerê.

A atividade, realizada no dia 27 de junho e coordenada pela professora Maria Cecília Vaccaro Brasil, tinha como objetivo avaliar a qualidade de vida e a capacidade funcional dos moradores do local.

No decorrer do semestre, os estudantes fizeram duas visitas à instituição para coletar dados, por meio de instrumentos específicos para Qualidade de Vida (SF-36) e Capacidade Funcional (IVCF-20), além de dinamometria para avaliar força de preensão manual. Após a análise, os dados foram apresentados à equipe técnica e diretoria do Lar do Idoso e, posteriormente, realizadas diversas atividades práticas com os moradores, como alongamentos e exercícios de mobilidade com utilização de espaguete, exercícios de força, equilíbrio, coordenação motora global e coordenação motora fina, além de exercícios cognitivos.

Os materiais utilizados para os exercícios como espaguete, bola suíça, tubo de papel, balões, quebra-cabeça das cores, baralho de cálculos e uma tábua com diversas tampas, esta confeccionada pelos próprios estudantes, foram deixados como doação para serem utilizados pelos profissionais que lá atuam.

O trabalho foi de grande valia para os estudantes, que tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade dos idosos institucionalizados e colocar em prática seus conhecimentos, o que proporcionou muita alegria, sorrisos e satisfação dos idosos em participar das atividades.

A estudante Milena Marostica relata que a atividade proporcionou um dia de cuidado, alegria e aprendizado para todos os envolvidos. Uma oportunidade valiosa para os estudantes aplicarem os conhecimentos na prática, desenvolvendo habilidades técnicas e interpessoais em um ambiente real e repleto de histórias de vida.

— A interação foi enriquecedora. Cada sorriso, cada palavra de agradecimento e cada olhar de gratidão reforçaram a importância do papel do fisioterapeuta na promoção da saúde e bem-estar. Gostaríamos de expressar nosso profundo agradecimento à professora Maria Cecília, cuja dedicação e liderança tornaram possível esta atividade. Seu comprometimento com a nossa formação, futuros fisioterapeutas, e seu exemplo de profissionalismo e empatia foram essenciais para o sucesso dessa experiência — finalizou.