Estudantes de Fisioterapia realizam recovery esportivo na Corrida do Soldado 2023
Publicado em 23/08/2023
Por Imprensa São Miguel d'Oeste
O Curso de Fisioterapia da Unoesc São Miguel do Oeste foi parceiro da 1ª Corrida do Soldado, realizada dia 20 de agosto, no Município. Os estudantes da 6ª, 8ª e 10ª fases do Curso tiveram papel fundamental no atendimento de recuperação pós-competição (recovery) dos participantes. O evento recebeu mais de 400 atletas que percorreram cinco quilômetros. A concentração, largada e chegada foram realizadas, na Praça Walnir Bottaro Daniel, com a participação de atletas civis e militares de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Sob supervisão da Coordenadora do Curso, Viviane Azzi, os estudantes realizaram técnicas miofasciais, auxiliando os atletas na sua recuperação e na redução da dor de início tardio, especialmente nos membros inferiores e coluna lombar, regiões sobrecarregadas durante a corrida. A professora destaca que a participação dos estudantes em eventos como esse se dá com o intuito de orientar os atletas sobre riscos e prevenção de lesões e de proporcionar melhores condições de recuperação pós-atividade esportiva. Para os estudantes, o acompanhamento de competições e provas esportivas estimulam o raciocínio clínico com agilidade, para prestar atendimento imediato aos atletas, bem como o encaminhamento para o serviço de emergência, caso necessários.
— É um momento único de mobilização de diversos conteúdos discutidos, durante a formação, para prestar um atendimento integral ao atleta, oportunizando a consolidação do conhecimento, além de desenvolver habilidades de comunicação e gerenciamento de tempo. É possível observar o quanto os estudantes sentem-se estimulados em interagir com os atletas, demonstrando seu conhecimento na aplicação da avaliação, interpretação do caso e aplicação das técnicas apropriadas, conquistando experiência pela vivência prática que lhe é oportunizada — salienta Viviane.
Para a estudante da 6ª fase, Natacha Conte, o momento foi de muito aprendizado.
— Participar dessa atividade nos permitiu entender, na prática, a fisiologia do corpo humano, como cada pessoa reage ao estresse da corrida, associando a teoria com a prática, entendendo a importância do recovery e das técnicas de terapia manual no esporte — relata Natacha.
Maiana Carolina Viccari, estudante da 10ª fase, enfatiza que a experiência foi gratificante.
— A atividade nos proporcionou uma experiência significativa, tanto como estudantes de Fisioterapia como futuros profissionais. Foi possível agregar ainda mais conhecimento, permitindo buscar uma visão mais ampla do que a Fisioterapia pode nos trazer. Poder auxiliar a cada um dos atletas que buscavam por nosso atendimento foi excepcional e muito gratificante, tendo a certeza de que a Fisioterapia foi a escolha mais certa que poderia ter feito — relata Maiana.
O evento foi promovido pelo 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, com o apoio do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste e da Associação de Corredores de São Miguel do Oeste (Acosmo). Juliana Marangoni, uma das organizadoras da competição e representante da Acosmo, agradeceu a parceria da Unoesc, que rendeu muitos elogios dos participantes.
— A corrida é um esporte de esforço repetitivo e de alto impacto. Os cuidados imediatos, no pós-prova, são importantes para evitar a dor muscular tardia e o risco de lesões. O trabalho que o Curso de Fisioterapia da Unoesc desenvolveu durante o evento foi extremamente importante e fez toda a diferença na recuperação dos atletas. Os estudantes foram muito atenciosos e o trabalho que fizeram foi fundamental para tornar o nosso evento um sucesso. Recebemos muitos elogios e esperamos repetir essa parceria nos próximos eventos — finaliza Juliana.