Estudantes de graduação auxiliam na pré-incubação de novos empreendimentos
Os responsáveis por 11 projetos pré-incubados desde o início do ano na Unoesc Joaçaba já passaram por mais de 50 horas de capacitação. São aulas que acontecem uma vez por semana e integram o Programa Empreendedor Inovador. Abordam questões como perfil empreendedor, plano de negócios, estudo de mercado e outros assuntos que fazem parte do […]
Publicado em 07/08/2014
Por Unoesc
Os responsáveis por 11 projetos pré-incubados desde o início do ano na Unoesc Joaçaba já passaram por mais de 50 horas de capacitação. São aulas que acontecem uma vez por semana e integram o Programa Empreendedor Inovador. Abordam questões como perfil empreendedor, plano de negócios, estudo de mercado e outros assuntos que fazem parte do mundo empresarial.
Quem ministra as aulas direcionadas aos pré-incubados são professores da Universidade. Em uma delas, realizada no final de julho, além do professor houve a participação de dois estudantes de Ciências Contábeis, que ajudaram a repassar informações sobre a constituição, as modalidades e o enquadramento tributário de empresas.
O envolvimento dos estudantes de graduação com o processo de gestação de um novo empreendimento é visto com bons olhos, tanto pelo curso de graduação quanto pela Pré-incubadora.
— A intenção é a de que os acadêmicos das fases finais do curso passem a interagir mais com a comunidade, compartilhando os conhecimentos recebidos em sala de aula — diz o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Maurício de Jesus Cevey. Ele acompanhou os estudantes Cristiano Luiz Bortolanza e Hyan Paulo Tasca nas orientações repassadas aos pré-incubados.
O professor Michel Carlesso Avila, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e pela Pré-incubadora da Unoesc, lembra que o envolvimento dos acadêmicos da Unoesc é incentivado pela Instituição e realizado por meio de parcerias internas, com laboratórios da própria instituição, como aquelas da Área das Ciências Sociais Aplicadas.
— Para o NIT, é muito importante essa relação entre Universidade e empresas e, principalmente, a geração de conhecimento através da transferência, relacionando professores, acadêmicos e comunidade — afirma Michel.
Programa Empreendedor Inovador
O Programa Empreendedor Inovador compreenderá 28 encontros até o final do ano. Por meio dessa iniciativa, a pré-incubadora tem a intenção de preparar os novos empreendedores para a criação de uma empresa e para o lançamento dos produtos, serviços ou processos inovadores no mercado.