Estudantes de Psicologia orientam para trânsito seguro
Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito foi celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações visando conscientizar pedestres e condutores a fim de prevenir acidentes aconteceram em todo o país. Em Joaçaba, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Psicologia da Unoesc realizaram uma intervenção no campus. Eles distribuíram materiais informativos para acadêmicos, […]
Publicado em 07/10/2014
Por Unoesc
Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito foi celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações visando conscientizar pedestres e condutores a fim de prevenir acidentes aconteceram em todo o país. Em Joaçaba, os acadêmicos da 6ª fase do curso de Psicologia da Unoesc realizaram uma intervenção no campus. Eles distribuíram materiais informativos para acadêmicos, funcionários e motoristas responsáveis pelo transporte universitário, mostrando onde a Psicologia tem colaborado para a melhoria do trânsito.
Entre as atividades desenvolvidas pelo psicólogo do trânsito, a mais conhecida é a avaliação para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, o profissional atua também na elaboração de projetos para o trânsito, nos processos educativos, na avaliação de motoristas profissionais de veículos de cargas perigosas e de transporte coletivo.
— O psicólogo perito avaliador do trânsito também pode auxiliar a comunidade em geral promovendo palestras informativas e cursos de capacitação de curta, média e longa duração, visando fornecer informações adequadas sobre a psicologia do trânsito em diferentes contextos. Cabe destacar que a direção defensiva, deve ser um exercício diário, pois é um dispositivo de proteção pessoal e coletivo — informa a professora Ana Patrícia Parizotto, que coordenou a atividade de conscientização.
Segundo ela, é fundamental que atividades como esta aconteçam regularmente com o objetivo de desenvolver nos acadêmicos de Psicologia habilidades necessárias para o exercício da profissão e com isso praticar o compromisso social da Psicologia.
Atividade alcançou cerca de 3 mil pessoas que circulam diariamente no campus.