Página inicial O que acontece Estudantes do curso de Licenciatura em Educação Especial participam de palestra sobre autismo
Graduação Notícia Joaçaba

No dia 24 de agosto, no Auditório D da Unoesc Joaçaba, foi realizada a palestra “Autismo: identificação, orientação e acolhimento – perspectivas e experiências profissionais e pessoais”. O evento foi viabilizado pelo curso de Medicina, com o apoio da Federação Internacional de Associação de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil). A iniciativa também contou com a participação de estudantes da sétima fase do curso de Licenciatura em Educação Especial.

O evento foi conduzido por quatro palestrantes, que promoveram reflexões significativas: o psicólogo Rodrigo Namor Vidal Nunes, a psicóloga Graciele Gomes, o neurologista Doutor Daniel Borges Fialho e a representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdef) e da Associação de Amigos do Autista (AMA), Clarissa Nunes Botelho.

O médico neurologista abordou desde a parte clínica, como a avaliação e o diagnóstico. Já a representante das entidades, que é mãe de um paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), fez um relato emocionante sobre os desafios e as experiências vivenciadas por sua família, que a motivaram, junto com outras mães, a criar o AMA em Joaçaba. Destaque ainda para as importantes considerações abordadas pelos dois psicólogos, que mencionaram sobre a parte histórica do autismo, bem como a necessidade e suas perspectivas em relação às terapias comportamentais.

— Esses momentos contribuem significativamente para a formação profissional dos estudantes do curso de Educação Especial, especificamente do componente curricular de “Práticas Pedagógicas: Avaliação na Educação Inclusiva”. Um momento que possibilitou aprendizagens que vêm ao encontro das atuais necessidades educacionais e da sua relevância na relação teórica e prática do autismo — ressalta a coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Especial da Unoesc Joaçaba, professora Elisabeth Baretta.