Página inicial O que acontece Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda socializam as experiências vivenciadas durante intercâmbio
Notícia International Joaçaba

Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda socializam as experiências vivenciadas durante intercâmbio


O modo como o intercâmbio impactou na vida pessoal e acadêmica das estudantes Amanda Guizzo, Nicoly Zanchett Salmoria e Eduarda Zarpelon, do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, foi socializado em um encontro com outros alunos do curso, realizado no dia 18 de abril, no auditório Jurídico.
A oportunidade do intercâmbio foi oferecida por meio da Coordenação Geral de Relações Internacionais (CGRI). Amanda e Nicoly estiveram por seis meses na Universidad Miguel Hernández de Elche, localizada na Espanha, e Eduarda, também por um semestre, no Instituto Politécnico Setúbal, em Portugal.
Durante a conversa, as alunas comentaram sobre a parte burocrática da viagem, envolvendo passaporte, vistos e outros documentos e agradeceram todo o apoio oferecido pela CGRI da Unoesc.

— A oportunidade do intercâmbio veio em uma hora certa da minha vida, foi a porta de entrada para novos conhecimentos e novas experiências, que eu só tive na Unoesc. Se não fosse ofertada aqui, na Universidade, talvez eu não teria realizado em outra situação — comentou Amanda.
Além de mostrar fotos do dia a dia e de visitas feitas a pontos turísticos, as alunas contaram sobre os desafios enfrentados com o idioma, cultura e adaptação, ressaltando o quanto o intercâmbio rendeu aprendizado acadêmico e pessoal.

— Não foi fácil por conta de ser outra língua e também o processo de visto e toda a burocracia, porém eu faria tudo de novo. Foram os melhores meses da minha vida, pude conhecer pessoas de todo o mundo e viver uma realidade totalmente diferente do que eu conhecia. Com certeza eu aprendi muito e voltei uma nova pessoa — descreveu Nicoly.

— Aprender uma nova língua e ter o conhecimento de como é uma nova cultura são vivências inigualáveis. Essa experiência abriu muito minha mente, me fez crescer muito e ter opiniões sobre assuntos que eu não tinha muito conhecimento. Me fez explorar meus limites de várias maneiras, e eu faria tudo de novo, pois foi inesquecível — ressaltou Amanda.

Oportunidade

Os estudantes que quiserem vivenciar experiências internacionais de estudo, cultura e troca experiências, assim como as alunas Amanda, Nicoly e Eduarda, devem se inscrever até o dia 10 de maio.

O intercâmbio presencial ocorre neste semestre no âmbito dos convênios de cooperação que a Unoesc estabelece com universidades da América do Sul, Europa e Ásia, possibilitando que o acadêmico curse um semestre presencialmente no exterior e aproveite as disciplinas em seu histórico. Nesse caso, o acadêmico arca com os custos de serviços para a viagem (passaporte – acesse abaixo o vídeo de como fazer –, visto, passagens, seguro, viagens e demais serviços necessários) e os custos de vida no local (estadia, alimentação e demais custos necessários), mas não há custo de mensalidade nem aqui na Unoesc, nem na universidade estrangeira.

Outra oportunidade é o intercâmbio virtual. Nessa modalidade, além dos estudantes de Graduação, os alunos de Pós-graduação Lato Sensu também podem participar e, para isso, inscrever-se até o dia 31 de maio. O intercâmbio virtual acontece por meio do eMovies, ou Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior, que consiste em um programa formado por instituições de ensino superior membros da Organização Universitária Interamericana (OUI). Os interessados podem aproveitar as disciplinas como Componentes Eletivos, ACC ou Extracurricular e não há custo extra para o aluno, que segue matriculado nas disciplinas regulares de seu curso, pagando a mensalidade.

Para se inscrever, tanto para o intercâmbio presencial como virtual, basta acessar o site da Unoesc até 31 de maio, clicar na aba “internacionalização” e acessar o item “chamadas abertas”. O link também está disponível na bio do Instagram: @international.unoesc.
— Quem tiver a oportunidade de ir, que não pense duas vezes, pois, por mais que surjam muitas dificuldades, as experiências e aprendizados que vão ter, irão superar qualquer coisa — incentivou Amanda.

— Encorajo todos a fazerem. O mundo é muito grande e cheio de coisas para se conhecer e aprender, então meu conselho é: não se limite e explore novas experiências e novas vivências — finalizou Nicoly.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.