Página inicial O que acontece Estudantes do Programa de Pós-graduação em Administração da Unoesc conhecem o Ecossistema de Inovação de Florianópolis
Notícia Chapecó

Estudantes do Programa de Pós-graduação em Administração da Unoesc conhecem o Ecossistema de Inovação de Florianópolis


Nos dias 8 e 9 de novembro, estudantes do Mestrado Profissional em Administração das turmas de São Miguel do Oeste e Chapecó, e do Doutorado em Administração da Unoesc, realizaram uma visita técnica ao Ecossistema de Inovação de Florianópolis, um dos mais maduros e estruturados do país. A atividade proporcionou uma imersão prática nos ambientes e nas dinâmicas de inovação abordados nas disciplinas do curso, fortalecendo a conexão dos estudantes com diferentes atores e iniciativas do setor.

Durante a visita, o grupo conheceu instituições de referência em inovação, como o Inpet Hub, a incubadora Miditec, da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), e o Impact Hub. Além disso, foram recebidos no CELTA, a primeira incubadora do Brasil, idealizada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), onde o diretor-executivo, Tony Chierighini, apresentou o histórico e os projetos da incubadora.

— Essa atividade realizada com os cursos de mestrado e doutorado é muito importante, numa perspectiva de ampliação de mindset (mentalidade), observando os diferentes ambientes de inovação. A atividade também instiga a percepção dos estudantes sobre o papel dos diferentes atores que trabalham no segmento da inovação, sejam universidades, comunidade, empresas ou órgãos públicos. Essa visita proporcionou uma visualização prática essencial para entender os modelos de negócios que acontecem não só no estado, como no mundo todo — comenta a professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) que acompanhou a visita, Graciele Tonial.

Experiência prática e desenvolvimento regional

Florianópolis, que consolidou seu ecossistema de inovação há bastante tempo, serviu de referência para os estudantes observarem o desenvolvimento de suas próprias regiões. Segundo Graciele, a estrutura madura da capital catarinense oferece uma oportunidade de aprendizado fundamental para os estudantes.

— Temos muito trabalho para fazer, mas, em nossas regiões, o segmento é impulsionado por medidas públicas e pelos atores locais, criando um ecossistema que favorece o desenvolvimento econômico voltado à inovação — ressalta a professora.

Para os estudantes do PPGA, a visita ao Ecossistema de Inovação de Florianópolis trouxe um panorama prático e estratégico do papel desses ambientes na evolução das empresas e no fortalecimento das regiões.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.