Estudantes do Programa Jovem Aprendiz da Unoesc Joaçaba produzem podcast educativo
Publicado em 19/12/2024
Por Imprensa Unoesc
Estudantes do Programa Jovem Aprendiz da Unoesc Joaçaba participaram, na quarta-feira (18), de uma experiência enriquecedora na Rádio Unoesc, onde produziram um podcast educativo sobre os temas “Férias seguras” e “Cuidados com a saúde no verão”. A iniciativa integrou o componente curricular “Segurança e qualidade de vida no trabalho”, ministrado pela professora Emilie Gabriela Santos Schittz.
No segmento sobre “Férias seguras”, o grupo contou com a participação do tenente Lucas Zacchi Rausis e do sargento Aloísio Kunerath Kunz, do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) de Joaçaba. Foram abordados temas como a segurança no trânsito, as precauções em rios, piscinas e praias, além do Projeto Golfinho, que visa a prevenção de afogamentos e acidentes em ambientes aquáticos. Os convidados também falaram sobre as prudências em atividades como trilhas e acampamentos.
No bloco dedicado aos “Cuidados com a saúde no verão”, a enfermeira Thaiana Crisley Harbs, da Unoesc, enalteceu a adoção de hábitos saudáveis durante a estação mais quente do ano. Ela reforçou a importância do uso diário de protetor solar e da hidratação, com o consumo regular de água, também evidenciando os riscos da exposição excessiva ao sol.
— Além do debate de temas relevantes para a formação dos jovens, a atividade proporcionou uma oportunidade valiosa para que eles desenvolvessem suas habilidades de comunicação e competências práticas — ressaltou a coordenadora pedagógica do Programa Jovem Aprendiz, professora Vania Cruber.
Para a professora Emilie, a escolha da temática contribuiu diretamente para a conscientização dos futuros trabalhadores, estimulando o cuidado com a própria segurança e saúde, além de prepará-los para transmitir informações de forma clara e responsável.
— Essa experiência reforça o compromisso do Programa Jovem Aprendiz da Unoesc em formar jovens preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida cotidiana, promovendo ações práticas que integram teoria e vivência — destacou Emilie.