Estudantes podem se inscrever para bolsas do Programa Institucional de Residência Pedagógica
A Unoesc está com inscrições abertas, até 5 de julho, para a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Podem participar, os estudantes de licenciatura em Pedagogia e Educação Física, que tenham cursado no mínimo 50% da matriz curricular ou que estejam matriculados a partir do 5º período do curso. Serão concedidas 96 […]
Publicado em 27/06/2018
Por Unoesc
A Unoesc está com inscrições abertas, até 5 de julho, para a seleção de bolsistas do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Podem participar, os estudantes de licenciatura em Pedagogia e Educação Física, que tenham cursado no mínimo 50% da matriz curricular ou que estejam matriculados a partir do 5º período do curso. Serão concedidas 96 bolsas residentes, no valor mensal de R$ 400 durante 18 meses.
Para participar, o estudante deve preencher o formulário on-line disponível no site da Unoesc, selecionando no item “Núcleo” o local correspondente ao seu curso de licenciatura – Campos Novos, Capinzal, Joaçaba, São Miguel do Oeste ou Videira. No edital, publicado no site, o acadêmico pode conferir todos os requisitos para a inscrição. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 10 de julho, no site da Unoesc, e o início das atividades do Programa Residência Pedagógica está previsto para agosto.
Conheça o Programa
O Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP), do Ministério da Educação (MEC), conta com o apoio da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.
A residência pedagógica terá o total de 440 horas de atividades, distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo 100 de regência, que incluirá o planejamento e execução de pelo menos duas intervenções pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades realizadas pelo residente.