Estudantes realizam viagem técnica à capital paranaense
De 27 a 29 de maio, acadêmicos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Videira, estiveram na cidade de Curitiba, realizando uma série de visitas técnicas para certificar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Curitiba é referência mundial em planejamento urbano, fator decisivo para a escolha pela turma para a realização […]
Publicado em 12/06/2022
Por Unoesc
De 27 a 29 de maio, acadêmicos e egressos do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Unoesc Videira, estiveram na cidade de Curitiba, realizando uma série de visitas técnicas para certificar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Curitiba é referência mundial em planejamento urbano, fator decisivo para a escolha pela turma para a realização dessa visita, explica o arquiteto urbanista Jeferson Eduardo Suckow, coordenador do curso. Foi na capital paranaense, por meio da visão inovadora de um arquiteto urbanista, o então prefeito Jaime Lerner, que surgiu o conceito de transporte realizado por ônibus articulados, com canaletas exclusivas e estações que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, ponto de partida para tornar a cidade exemplo de mobilidade urbana.
— Além dessa ideia, juntaram-se com o tempo uma série de projetos, resultados de uma visão articulada, que elevaram o nome de Curitiba para o mundo, em que seus projetos podem ser implementados em várias outras cidades, mesmo que de pequeno porte — relacionou o coordenador.
De acordo com o professor Jeferson, a experiência oportunizou estímulo e interesse aos acadêmicos sobre as questões urbanas, promovendo uma série de debates no cotidiano, ampliando o leque de conhecimentos e fortalecendo ideias e práticas urbanas.
— As viagens técnicas são comuns no curso de Arquitetura e Urbanismo, aproximando os acadêmicos às boas experiências da área, além de promover a integração entre os acadêmicos e, assim, estimulando-os ao exercício profissional — concluiu.
Afetadas pela pandemia, que impossibilitou a realização nos últimos anos, as viagens neste ano foram retomadas, já estando prevista uma nova viagem à cidade de Laguna/SC, com a finalidade de estudar as questões do patrimônio histórico, uma das áreas de atuação da arquitetura e urbanismo.