Estudantes vindos do Chile realizarão atividades no curso de Odontologia neste semestre
Novas oportunidades de aprendizado, imersão cultural e troca de experiências. São essas as principais aspirações dos jovens Natassia Ivornet Sandoval Asenjo e Diego Alejandro Toledo Pinilha, estudantes que vieram da Universidade Austral de Chile (UACH), para um período de estudos e atividades no Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba. Acompanhados dos professores Acir José Dirschnabel e Grasieli de Oliveira […]
Publicado em 17/02/2020
Por Unoesc
Novas oportunidades de aprendizado, imersão cultural e troca de experiências. São essas as principais aspirações dos jovens Natassia Ivornet Sandoval Asenjo e Diego Alejandro Toledo Pinilha, estudantes que vieram da Universidade Austral de Chile (UACH), para um período de estudos e atividades no Curso de Odontologia da Unoesc Joaçaba. Acompanhados dos professores Acir José Dirschnabel e Grasieli de Oliveira Ramos, os alunos foram recepcionados na tarde do dia 12 de fevereiro, pela coordenadora geral de Mobilidade Acadêmica, professora Kaline Zeni e o colaborador Felipe Michelon.
Diego e Natassia já cursaram cinco anos de Graduação em Odontologia no Chile e agora precisam realizar por um ano, serviços comunitários que complementarão sua formação. Diante disso, para enriquecer o aprendizado, eles vieram para a Unoesc onde estarão inseridos como alunos ouvintes em componentes curriculares que complementarão a sua formação acadêmica da UACH.
— Apesar da Odontologia possuir técnicas indicadas para realizar o procedimento e solucionar determinado problema isso pode mudar de instituição para instituição e principalmente, de um país para o outro. Essa troca de experiências é fundamental para o aprendizado dos alunos que estão fazendo o intercâmbio, como também para nossos alunos e professores — afirmou o coordenador do curso de Odontologia, professor Acir
Além dos estudos nos componentes curriculares a serem vistos na sala de aula, os estudantes chilenos terão contato com o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), aulas de Língua Portuguesa e participarão de atividades de imersão cultural por meio de eventos e visitas em cidades da região Meio-oeste e Oeste de Santa Catarina.
— Minha maior expectativa é pelas atividades que vamos realizar no Hospital. Não temos uma oportunidade como essa em nossa cidade, então poder acompanhar os procedimentos realizados pelos professores será de muito aprendizado — afirmou Natassia.
— Teremos uma experiência clínica distinta em relação a que conhecemos no Chile e além disso poderemos fazer contatos, conhecer mais da cultura brasileira e da região de Joaçaba. Vamos procurar aproveitar 100% de tudo — reiterou Diego.
A parceria da Unoesc com a Universidade Austral de Chile já acontece desde 2017. Além disso, professores do Curso de Odontologia estiveram na UACH e essa visita motivou ainda mais a vinda dos estudantes chilenos para esse período de intercâmbio.
— A intenção é proporcionar o maior contato possível com os nossos acadêmicos, tanto pela troca de conhecimentos, como também, para que nossos alunos possam se espelhar e ir em busca das oportunidades que a Unoesc oferece, podendo vivenciar experiências como as que o Diego e a Natassia estão tendo — finalizou a coordenador geral de Mobilidade Acadêmica da Unoesc professora, Kaline Zeni