Página inicial O que acontece Estudo aponta pequena melhora no nível de empregos formais em Videira
Pesquisa Graduação Videira

Estudo aponta pequena melhora no nível de empregos formais em Videira

Estudo feito pelo professor do curso de Administração da Unoesc Videira​,​ Luiz Carlos Bondicz, com base nos dados do Cadastro Geral de ​E​mpregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e ​E​mprego (CAGED), divulgado pelo Painel de Preços Unoesc, apontou que no mês de janeiro​,​ o município de Videira registrou aumento no número de empregos formais. […]


Estudo feito pelo professor do curso de Administração da Unoesc Videira​,​ Luiz Carlos Bondicz, com base nos dados do Cadastro Geral de ​E​mpregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e ​E​mprego (CAGED), divulgado pelo Painel de Preços Unoesc, apontou que no mês de janeiro​,​ o município de Videira registrou aumento no número de empregos formais. Segundo os dados do CAGED, o primeiro mês de 2017 registrou um saldo de 215 empregos celetistas, representando uma elevação de 1,19% sobre o saldo inicial do ano que apontava 18.075 empregos formais.

​​Ao se analisar ​cada​ categoria de atividade econômica, afirma Bondicz, os saldos de postos de trabalho registrados, em ordem decrescente, foram de​:​ 153 no setor Agropecuário; 78 na Indústria de Transformação; 20 nos Serviços; ​1​9 na Construção Civil; 01 nos Serviços Industriais de Utilidade Pública; 01 Extrativa Mineral; 06 na Administração Pública; 49 no Comércio.

Em janeiro de 2016​, o saldo havia registrado o montante de 188 postos de trabalho, mas o ano havia iniciado com o total de 18.889 empregos formais em Videira.

 Na região meio ​O​este de Santa Catarina, envolvendo 27 municípios, o saldo em janeiro foi de 2.649 empregos formais. Em Santa Catarina, o saldo foi de 11.284 empregos formais que se somaram aos 1.948.353 empregos considerados em 01 de janeiro. Já no Brasil, o saldo observado em janeiro ficou negativo em ​-​40.864.

O levantamento do número de empregos formais em Videira é feito mensalmente desde maio do ano passado e faz parte de um projeto de criação do observatório econômico da Unoesc Videira. O professor Luiz Carlos Bondicz também investiga o comportamento dos preços da cesta básica de alimentos do videirense e a movimentação dos preços dos combustíveis praticados pelos postos da cidade.

O trabalho se configura como uma prestação de serviços aos videirenses

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.