Estudo da Unoesc aponta crescimento no número de empresas com CNPJ ativo em Videira
Com base no Cadastro Econômico da Prefeitura de Videira, um levantamento feito pelo professor e pesquisador da Unoesc, Luiz Carlos Bondicz, apresenta uma radiografia sobre o número de empresas com CNJP ativo. O estudo tomou por base o período compreendido entre os meses de setembro de 2016 a agosto de 2017. Durante os 12 meses, […]
Publicado em 22/08/2017
Por Unoesc
Com base no Cadastro Econômico da Prefeitura de Videira, um levantamento feito pelo professor e pesquisador da Unoesc, Luiz Carlos Bondicz, apresenta uma radiografia sobre o número de empresas com CNJP ativo.
O estudo tomou por base o período compreendido entre os meses de setembro de 2016 a agosto de 2017. Durante os 12 meses, 499 novas empresas foram constituídos, com um aumento de 13,10%, em relação ao saldo atual.
Em agosto de 2017, considerando os números absolutos de empresas ativas, destacaram-se o grupo ”Comércio e Representações”, com 1.079 empresas (90 empresas a mais que em 2016), ”iindústrias de transformação”, com 461 empresas (57 empresas além do saldo de 2016), ”Construção”, com 456 empresas (71 empresas a mais), e “Outras atividades e Serviços”, com 408 empresas (53 empresas a mais do que em 2016).
— Na análise geral dos dados, percebe-se uma oscilação nos percentuais de cada grupo. Dentre os grupos que ganharam representatividade no período, encontram-se a Administração Pública; Alojamento e Alimentação; Artes, Cultura, Esporte e Recreação; Atividades Administrativas e Serviços Complementares; Atividades Financeiras, de Seguros e Serviços relacionados; Atividades Imobiliárias; Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas; Construção; Educação; Indústrias de Transformação; Informação e Comunicação; Saúde Humana e Serviços Sociais; Serviços Domésticos e outras atividades de serviços — avalia Bondicz.
Os grupos que registraram perda de representatividade, não acompanhando o incremento percentual geral foram: Agricultura, Pecuária; Comércio e Reparação de Veículos; Comércio e Representações; Eletricidade e Gás; Indústrias Extrativas; Transporte e Armazenagem.
Outro dado interessante, segundo o professor da Unoesc, é o crescimento no número de Microempreendedores Individuais (MEI). Ele afirma que nos dados totais de agosto de 2017 percebeu-se o registro de 1.351 empresas constituídas como MEI, sediadas em Videira.
— O estudo realizado pela Unoesc teve início em 2016 e procura nortear e acompanhar a movimentação relativa ao surgimento de novas empresas, assim como as baixas registradas no período de um ano — finaliza.