Estudos de Dermatoglifia informatizada serão apresentados no maior evento de futebol do mundo
Entre dos dias 27 e 29 de abril, o professor Rudy José Nodari Junior estará em Londres participando do 28º Isokinetic Medical Group Conference e FIFA Medical Center of Excellence (28ª Conferência do Grupo Médico da Isokinetics e Centro Médico de Excelência da FIFA – em Tradução livre), que é considerado o maior evento de futebol do mundo. […]
Publicado em 07/02/2019
Por Unoesc
Entre dos dias 27 e 29 de abril, o professor Rudy José Nodari Junior estará em Londres participando do 28º Isokinetic Medical Group Conference e FIFA Medical Center of Excellence (28ª Conferência do Grupo Médico da Isokinetics e Centro Médico de Excelência da FIFA – em Tradução livre), que é considerado o maior evento de futebol do mundo. Na oportunidade, o professor apresentará dois trabalhos sobre Dermatoglifia Digital realizados por professores da Unoesc Joaçaba, Chapecó e Xanxerê, alunos do Mestrado em Biociências em Saúde, membros da Rede Internacional de Motricidade Humana (IMHN) e colaboradores externos.
O primeiro estudo a ser apresentado é “Dermatoglyphics: features observed in soccer high performance athletes by field position” (Dermatoglifia: características observadas em atletas de alto rendimento de futebol por posição de campo, em tradução livre). Os dados foram coletados na cidade de Chapecó, tendo como objeto de estudo atletas da escolinha da Chapecoense. Esse estudo buscou observar existem marcas dermatoglíficas que possam proporcionar aos técnicos o direcionamento dos atletas por posição no campo.
— Isso otimiza o trabalho realizado pelas equipes. Pois com base nos dados o atleta já treina direto na posição que irá ocupar — explicou o professor Rudy.
Já o segundo estudo, intitulado “Dermatoglyphics profile of professional soccer referees” (Perfil dermatoglífico de árbitros de futebol profissional, em tradução livre), avaliou os árbitros da Federação Paulista de Futebol de Campo, por meio de uma bateria de testes propostos pela FIFA.
— Independentemente das características de cada árbitro, a Dermatoglifia observou que todos têm alta potencialidade para resistência, característica essa, necessária para a profissão — comentou Rudy.
A apresentação de trabalhos relacionados com a Dermatoglifia informatizada em eventos internacionais como esse, tem se tornado uma constante o que, conforme reitera o professor, orgulha a universidade.
— Ambos os estudos foram aprovados pela comissão analisadora sem que precisássemos fazer nenhum tipo de correção, ou seja, estamos nos aperfeiçoando cada vez mais em termos de pesquisa e também metodologia. E o mais importante, a apresentação em eventos como esse, tornam as pesquisas da Unoesc referência no âmbito do futebol, que por sua vez, é o esporte mais popular no mundo — finalizou o professor Rudy.
Autores dos Estudos
Dermatoglifia: características observadas em atletas de alto rendimento de futebol por posição de campo”
Autores:
Rudy José Nodari Júnior – Unoesc Joaçaba
Josiane Aparecida de Jesus – Unoesc Joaçaba
Renan Souza – Unoesc Joaçaba
Eliton Zanoni – Unoesc Joaçaba
Sandro Claro Pedrozo – Unoesc Xanxerê
Rogério José Neves – Sportslab
Mônica Sêncio Paes – Wise Dermatoglifia
Alexandre Heberle – Salus Dermatoglifia
Elisabeth Baretta – Unoesc Joaçaba
Rafael Cunha Laux – Unoesc Chapecó
“Perfil dermatoglífico de árbitros de futebol Profissional”
Autores:
Cleber Wellington Abade – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo
Henrique Miguel – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo
Marcus Vinicius de Almeida Campos – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo
Alexandre Heberle – Salus Dermatoglifia
Josiane Aparecida de Jesus – Unoesc Joaçaba
Rudy José Nodari Júnior – Unoesc Joaçaba