Evento destaca cultura popular brasileira
O curso de Pedagogia da Unoesc Videira, através do componente curricular Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte, promoveu evento cultural na noite de 1º de julho. Organizado pela professora Sueli Perazzoli Trindade e acadêmicas da 1ª e 3ª fases, proporcionou conhecimento da arte e os ciclos do folclore que formam a cultura popular brasileira. Por meio […]
Publicado em 04/07/2019
Por Unoesc
O curso de Pedagogia da Unoesc Videira, através do componente curricular Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte, promoveu evento cultural na noite de 1º de julho. Organizado pela professora Sueli Perazzoli Trindade e acadêmicas da 1ª e 3ª fases, proporcionou conhecimento da arte e os ciclos do folclore que formam a cultura popular brasileira.
Por meio das linguagens visuais: artes plásticas, dança, música, crenças, objetos utilizados no trabalho e no lazer, simpatias, rezas, símbolos, fotografias antigas, vestuário, decoração e a gastronomia típica de cada cultura, o evento apresentou o contexto histórico, social e cultural do Carnaval, Festa Junina e Festa Natalina.
O encontro contou com a participação dos acadêmicos e seus familiares, banda musical e grupo de dança, o qual teve êxito enquanto formação acadêmica, socialização, e intervenção da comunidade no espaço universitário.
— Esta ação educativa possibilitou a experiência estética e a aprendizagem significativa além da sala de aula e entre todos os participantes do evento cultural — afirmou a professora Sueli Trindade.
Ela explica que o conteúdo e metodologias no ensino da arte no curso de pedagogia centralizam-se na poética, na percepção, na estética e no ser sensível.
— Com o desenvolvimento do contexto social, cultural e econômico os processos do ensino e da aprendizagem no contexto atual apresentam uma nova configuração na maneira de pensar, fazer e contemplar a diversidade cultural com vistas para a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade — reiterou a professora.
Para Sueli Trindade, o conhecimento da cultura popular brasileira contribui nos processos do ensino e da aprendizagem, como teoria e prática pedagógica na formação acadêmica.
— A imaginação e a criatividade de expressar pensamentos, ideias e sentimentos por meio das diversas formas artísticas que viabilizem a compreensão e a importância da arte na educação da infância. No entanto, as experiências culturais possibilitam a construção do conhecimento para além e entre as áreas dos saberes por meio do diálogo, das reflexões, das produções e da percepção do contexto histórico, social e cultural — concluiu.