Evento do curso de Zootecnia reúne produtores em Lajeado Grande
Publicado em 26/11/2024
Por Imprensa Xanxerê
No dia 21 de novembro, produtores rurais de Lajeado Grande (SC) participaram de um evento técnico organizado pelo colegiado de Zootecnia da Unoesc Xanxerê.
O evento integrou a programação do projeto “Acompanhamento técnico da qualidade das silagens e solos de produtores rurais do município de Lajeado Grande”, fruto de uma parceria entre a Unoesc e a prefeitura municipal. O projeto está sendo desenvolvido por estudantes do programa Universidade Gratuita.
Nos meses de setembro e outubro, os estudantes visitaram propriedades rurais do município, aplicaram questionários aos produtores e realizaram coletas de amostras de solo e de silagem de milho. Posteriormente, essas amostras foram analisadas nos Laboratórios de Solos e Nutrição Animal da Unoesc Xanxerê e os laudos entregues aos produtores durante o encontro. De posse dos dados, alguns resultados preliminares foram apresentados aos produtores durante o evento.
O professor Daniel Augusto Barreta conduziu uma análise sobre a qualidade da silagem de milho produzida na região e no município e destaca que, de maneira geral, é de boa qualidade.
— Mesmo com uma análise positiva em relação à qualidade, alguns procedimentos ainda podem ser melhorados já que aproximadamente um terço do painel dos silos apresenta perdas na borda. Essas perdas estão relacionadas a fatores como compactação inadequada e uso de lonas de qualidade limitada, representando uma perda significativa de capital para os produtores, uma vez que a deterioração ocorre após o material estar praticamente pronto para uso na propriedade — pontuou Daniel.
Além da apresentação dos resultados, o evento promoveu discussões interativas permitindo que os participantes tirassem dúvidas e compartilhassem experiências. Foram apresentadas recomendações práticas sobre adubação, manejo do solo e armazenamento de silagem, com o objetivo de aumentar a produtividade e a sustentabilidade das propriedades.
A Epagri de Lajeado Grande também contribuiu com o evento, com informações sobre o perfil dos produtores e a infraestrutura das propriedades rurais do município. Participaram cerca de 30 produtores, além de estudantes e professores do curso de Zootecnia, o secretário de Agricultura e o vice-prefeito do município.
Para a coordenadora do curso de Zootecnia, professora Fernanda Rigon, o evento reafirmou a importância de práticas baseadas em dados técnicos para o desenvolvimento do setor leiteiro.
— A Universidade é, e deve ser, um agente colaborativo para os produtores rurais. Destaque aos nossos alunos que se envolveram integralmente nesta atividade. Desejamos que no próximo ano possamos ampliar as análises e fortalecer esse vínculo. Trabalhando juntos, podemos avançar na produção de alimentos volumosos de qualidade no município — comentou a coordenadora.
Imagens do evento podem ser conferidas no vídeo produzido pela prefeitura municipal e disponível no link: https://www.instagram.com/reel/DCrleNSPt_c/?igsh=ZnZlanp6bWViMjRx