Evento reúne juízes, professores e acadêmicos de Direito
A Unoesc Videira, por meio do curso de Direito e em parceria com a Escola de Magistratura do estado de Santa Catarina (Esmesc),realizou na quarta-feira. 6 de outubro, o Thinking Like Judge – Masterclass. Trata-se de uma atividade de extensão, um bate-papo entre Juízes de Direito e acadêmicos do curso. O evento, realizado no salão […]
Publicado em 14/10/2021
Por Unoesc
A Unoesc Videira, por meio do curso de Direito e em parceria com a Escola de Magistratura do estado de Santa Catarina (Esmesc),realizou na quarta-feira. 6 de outubro, o Thinking Like Judge – Masterclass. Trata-se de uma atividade de extensão, um bate-papo entre Juízes de Direito e acadêmicos do curso.
O evento, realizado no salão nobre, durante os períodos vespertino e noturno, contou com a presença de vários juízes que atuam em comarcas da região, dentre eles, André Luiz Romanelli Tiburcio Alves, de Lebon Régis,
Rafael Resende Brito de Videira, e Felipe Nóbrega Silva, de Fraiburgo.
Sob a condução dos juízes Ildo Fabris Junior, da Comarca de Concórdia, e de Rafaela Volpato Viaro, da Comarca de Caçador, houve apresentação de como o Juiz “percebe a disputa judicial”; o que chama atenção, positiva e negativamente na elaboração de uma petição ou de um raciocínio jurídico; segredos da argumentação; comportamento no correr do processo e em audiências e estruturação de sentença.
Já campo institucional, é premente fazer compreender as premissas e princípios que governam o labor judiciário; a relação entre instituições, órgãos acadêmicos e comunidade em geral, princípios que diferenciam a atuação nas diversas áreas do Direito, além de Informar sobre estrutura e carreira judiciária, funções da judicatura, órgãos do Poder Judiciário e a importância de um Judiciário independente, autónomo e garantidor das liberdades públicas e garantias individuais.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da Unoesc Videira, Ma. Marcia Coser Petri, o encontro aconteceu por meio de aula expositiva-dialogada e metodologias ativas para a condução dos conhecimentos com diálogos e apresentação de casos, e serviu para aproximar os juízes com a comunidade acadêmica.
— O evento foi de extrema relevância por socializar as atividades desenvolvidas pelos magistrados, visto que acadêmicos e professores convivem diariamente com juízes. Importante também para aqueles que têm interesse em prestar concurso após a conclusão da graduação, para ingresso na magistratura.