Página inicial O que acontece Exposição marca cinco anos de implantação do curso de Psicologia em Videira
Graduação Geral Videira

Exposição marca cinco anos de implantação do curso de Psicologia em Videira

O curso de Psicologia da Unoesc Videira está completando cinco anos de sua implantação. Foram inúmeras e importantes parcerias  firmadas com  diversas instituições, dentre elas o lar O Bom Samaritano, Clínica São Francisco, APAE e Secretaria Municipal de Educação e Supervisão de ensino da 9º região. A primeira turma ingressou no ano de 2015, por meio de […]


O curso de Psicologia da Unoesc Videira está completando cinco anos de sua implantação. Foram inúmeras e importantes parcerias  firmadas com  diversas instituições, dentre elas o lar O Bom Samaritano, Clínica São Francisco, APAE e Secretaria Municipal de Educação e Supervisão de ensino da 9º região.

A primeira turma ingressou no ano de 2015, por meio de vestibular  realizado no segundo semestre de 2014, e no dia 7 de fevereiro de 2020 acontece a sua formatura.

Para a Acadêmica da 10ª fase, Ana Gleica Megiolaro, o curso proporciona o essencial para uma formação sólida, pois associa teoria e prática e disponibiliza meios necessários para uma boa aprendizagem.

— Mesmo sendo a primeira turma na Unoesc Videira, o curso foi estruturado de forma que abrange diversas metodologias de ensino e ótimos professores, com bagagem acadêmica e experiência de atuação — reiterou.

— Com toda a certeza, o curso atingiu as expectativas, porque hoje eu sei perfeitamente o que é fazer ciência, e o que é a ciência psicológica e como atuar. Como também, a importância de estar sempre se aperfeiçoado no intuito de desenvolver habilidades para ser um ótimo profissional — afirma o acadêmico Mateus Rodrigues de Oliveira, também da 10ª fase.

Outro ponto amplamente destacado e elogiado pelos estudantes é a clínica de Psicologia, que funciona anexa ao Núcleo de Prática Jurídica, localizada próximo ao Fórum. O local é dotado de toda a estrutura para atender pessoas da comunidade que necessitam de ajuda psicológica e seve como laboratório para formação prática dos futuros profissionais.

A acadêmica Luana Aparecida Ceron , da  8ª fase, destaca que a clínica tem papel fundamental, visto que existe uma demanda enorme e em âmbito público, apenas duas psicólogas atuam na área de saúde mental, uma no bairro Farroupilha e outra no Núcleo de Apoio à atenção básica (NASF), onde o foco não é clínica. Com isso, as unidades de saúde estão encaminhando os pacientes para a clínica.

Outro ponto destacado pelos estudantes é a preparação para o mercado trabalho. Marcos Antonio Voidaleski Junior, estudante da 10ª fase, garante que a experiência adquirida é muito grande.

— O curso me preparou completamente, pois no decorrer da graduação desempenhei atividades extracurriculares na comunidade, convivi com professores excelentes, esses todos capacitados, com formações contínuas, profissionais atuantes, experientes com a prática clínica e pesquisa acadêmica. Além de extraordinárias pessoas, as quais foram inspiradoras e servem de modelo para proceder de forma ética e desenvolver a profissão corretamente. Me sinto bem preparado, instrumentalizado, transformado — afirmou.

Samuel Santos Miguel, da 10ª fase, afirma que neste período teve a oportunidade de fazer projeto de pesquisa e participar de congressos, desenvolvendo habilidades e definindo a área acadêmica como foco profissional.

— Ressalto também, a experiência clínica e os estágios no âmbito social que me possibilitaram a identificação com a linha teórica e os campos aos quais posso estender a minha atuação — ponderou.

Para Natália Bettú Rech, da 8ª, os estágios básicos e obrigatórios oferecidos possibilitam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. É um curso muito acolhedor, com professores e colegas muito compreensivos e sempre dispostos a ajudar.

— Minha experiência com o curso está sendo ótima, pois tive a oportunidade de participar de inúmeros eventos filantrópicos, publicar três artigos científicos, participar como painelista do SIEPE e do ciclo de debates, oportunidades que auxiliaram no meu crescimento, tanto pessoal quanto profissional — disse.

Outros acadêmicos das 8ª e 10ª fases deram depoimentos relatando suas experiências e vivências no curso evidenciando a qualidade das aulas e demais atividades, formação de professores e estrutura disponibilizada.

Uma exposição no corredor do Bloco C, denominada “Psicologia Quebrando Barreiras”, lembra os cinco anos e também comemora o Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.