Fabricação de cerveja desenvolve habilidades teóricas e práticas
Cerveja é a bebida preferida do brasileiro. No happy hour, no almoço de domingo, no encontro de amigos, a cerveja é sempre bem-vinda. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), em 2016, o Brasil fabricou 14,1 bilhões de litros de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos EUA e se tornando o terceiro maior produtor […]
Publicado em 14/11/2018
Por Unoesc
Cerveja é a bebida preferida do brasileiro. No happy hour, no almoço de domingo, no encontro de amigos, a cerveja é sempre bem-vinda. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), em 2016, o Brasil fabricou 14,1 bilhões de litros de cerveja, ficando atrás apenas da China e dos EUA e se tornando o terceiro maior produtor mundial. Mas poucos param para pensar no processo de fabricação da bebida.
Na universidade, a cerveja artesanal é foco de estudo e é capaz de desenvolver temas como: visão sistêmica, pensamento sistêmico, abordagem sistêmica, visão macro, visão micro, complexidade de sistemas e modelagem de processos, sendo parte da disciplina de Teoria de Sistemas. Na busca de aliar a teoria com a prática é que surgiu o projeto “Minha Cerva”, que em 2018/1 foi realizado com o 2º e o 3º períodos do curso de Sistemas de Informação da Unoesc Chapecó.
Neste projeto, os alunos pesquisam, modelam e executam os processos da produção de uma cerveja artesanal.
— Fazer uma cerveja artesanal exige transpor vários processos e etapas. Cada grupo de alunos é responsável por modelar o processo de uma etapa e conversar com a etapa anterior e a seguinte. Ou seja, não basta saber só da sua parte, deve-se compreender o todo e vice-versa, a visão sistêmica — comenta o professor e cervejeiro caseiro Jean Carlos Hennrichs.
A prática de execução é realizada em um sábado (manhã e tarde) e cada equipe executa seus processos sob a supervisão do professor, que faz a avaliação do processo desenhado. Após 30 dias, o último grupo finaliza seu processo com o envase e, posteriormente, os alunos recebem “suas cervas”.
Já os alunos do curso de Engenharia da Computação, a partir da metodologia de Aprendizagem por Projetos, pesquisaram, modelaram e executaram na prática o processo de fabricação de uma cerveja artesanal. Mas o que tem a ver a fabricação de cerveja com Engenharia da Computação? A ementa da disciplina de Gestão de Sistemas de Informação (2018/2) aborda Processos, Componentes, Funções, Sistemas e Métodos. Desta maneira, uma forma de mostrar na prática esses conceitos foi o de construir um projeto para especificar, descrever e modelar o processo de fabricação de uma cerveja artesanal.
Segundo o professor Hennrichs, a opção pelo tema da cerveja teve o propósito de os alunos observarem possibilidades de automação de processos industriais, que são feitos de forma manual, de algo não relacionado com a computação. Ressalta ainda que a atividade ofereceu subsídios para aperfeiçoar e avaliar nos alunos as atitudes comportamentais de visão sistêmica, comprometimento, pró-atividade, trabalho em equipe e ética.
Texto: Regina Ines Vogt