Página inicial O que acontece Fapesc divulga chamada pública que destinará recursos para grupos de pesquisa da Acafe
Graduação Pesquisa

Fapesc divulga chamada pública que destinará recursos para grupos de pesquisa da Acafe

Os grupos de pesquisa das instituições de ensino superior (IES), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), poderão receber apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A chamada pública para submissão de projetos foi publicada nesta terça-feira (8), com o objetivo de fortalecer a pesquisa científica […]


Os grupos de pesquisa das instituições de ensino superior (IES), da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), poderão receber apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A chamada pública para submissão de projetos foi publicada nesta terça-feira (8), com o objetivo de fortalecer a pesquisa científica e tecnológica nas instituições.

As propostas devem ser submetidas até o dia 26 de fevereiro de 2016. Para concorrer, os grupos de pesquisa precisam estar cadastrados no CNPq, ter currículo lattes atualizado em 2015, ser constituído de, no mínimo, dois professores, e o líder do grupo apresentar, preferencialmente, o título de doutor. Somente uma proposta por líder de pesquisa poderá ser apresentada.

A Fapesc destinará mais de R$ 3,4 milhões para os grupos de pesquisa da Acafe. A distribuição dos recursos financeiros será feita de acordo com o termo de cooperação firmado e divulgado no edital. Os projetos terão início a partir da liberação dos recursos, que será feito em parcela única. A proposta completa deverá ser apresentada no formulário eletrônico pela plataforma Fapesc, e submetida na data estipulada no cronograma.

Serão financiados itens de custeio e de capital destinados às atividades de pesquisa, incluindo material de consumo e despesas acessórias de importação, instalação, manutenção e recuperação de equipamentos, material bibliográfico e assinaturas de bases de dados, equipamentos/softwares e outros materiais permanentes. Dentre os itens de custeio incluem-se, por exemplo, serviços de terceiros, concessão de diárias e despesas de locomoção para pesquisas de campo.

A análise e julgamento de mérito serão feitos por uma comissão de avaliação que seguirá critérios, como relevância, qualidade da proposta, contribuição para o avanço e à consolidação do conhecimento científico, adequação metodológica, orçamento e capacidade da equipe executora. As propostas aprovadas serão divulgadas no site da Fapesc e no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina no dia 8 de abril de 2016. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.