Página inicial O que acontece Festival Paralímpico conta com apoio do Curso de Educação Física da Unoesc
Graduação Notícia Esporte Extensão Inserção Social São Miguel do Oeste

Festival Paralímpico conta com apoio do Curso de Educação Física da Unoesc

Maravilha sediou o 2º Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, organizado pela Secretaria De Esporte, Juventude e Lazer de Maravilha, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento foi realizado na estrutura da Escola de Educação Básica João XXIII e contou com o apoio do Curso de Educação Física da Unoesc, que auxiliou nas […]


Maravilha sediou o 2º Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023, organizado pela Secretaria De Esporte, Juventude e Lazer de Maravilha, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento foi realizado na estrutura da Escola de Educação Básica João XXIII e contou com o apoio do Curso de Educação Física da Unoesc, que auxiliou nas atividades de monitoria esportiva.

Dezoito estudantes do Curso tiveram experiências com as modalidades de voleibol sentado, basquetebol em cadeira de rodas, atletismo e bocha paralímpica. No total, 140 crianças, com e sem deficiência, vivenciaram as modalidades paralímpicas de maneira recreativa e lúdica.

A Coordenadora do Curso de Educação Física, professora Sandra Fachineto, destaca que a participação em eventos como esse contribuem positivamente para incentivar os estudantes a refletir sobre sua contribuição profissional na sociedade, por meio da troca de conhecimentos e do contato com temas contemporâneos, como a inclusão.

Para o Coordenador do Evento, professor Douglas Lago, as parcerias entre Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Maravilha, o Comitê Paralímpico Brasileiro, a E.E.B. João XXIII, a E.E.B. Santa Terezinha, Coordenação e estudantes do Curso de Educação Física da Unoesc foi fundamental para o sucesso do evento.

— Um dos pontos a destacar são as vivências que os estudantes tiveram com as modalidades paralímpicas com as quais perceberam que a estrutura da escola pode ser adaptada para que a pessoa com deficiência possa ser incluída nas aulas de Educação Física — enfatiza Lago.

A estudante do Curso de Educação Física, Stéfani Formentão, explica que participar do festival paralímpico traz inúmeras experiências e aprendizados.

— O evento envolve diversas crianças e suas vivências com esportes paralímpicos, além de ampliar nossos conhecimentos para áreas de atuação profissionais futuras — complementa Stéfani.

O Festival ocorre no mês de setembro, alusivo às celebrações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22/09).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.