Página inicial O que acontece Formada em Administração pela Unoesc Videira é microempresária
Graduação Diplomados Videira

Formada em Administração pela Unoesc Videira é microempresária

Um negócio promissor, que surgiu de uma ideia em grupo dentro da universidade vem ganhando mercado. O desejo de empreender na área de alimentos levou a administradora de empresas, Elza Matheus do Nascimento, formada em Administração pela Unoesc Videira em 2018, a investir na produção de Pães de Mel. Ela conta que a ideia surgiu […]


Um negócio promissor, que surgiu de uma ideia em grupo dentro da universidade vem ganhando mercado. O desejo de empreender na área de alimentos levou a administradora de empresas, Elza Matheus do Nascimento, formada em Administração pela Unoesc Videira em 2018, a investir na produção de Pães de Mel.

Ela conta que a ideia surgiu em uma aula de Marketing, quando se reuniu com alguns colegas e, encorajados pela professora Regiane Piroli, resolveram criar algo voltado para a área de alimentos.

—Logo veio a sugestão do pão de mel, por ser uma receita descomplicada, a qual tinha conhecimento de como fazer. Tiramos a ideia do papel, o que acabou se transformando em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)— revelou a diplomada.

No entanto, Elza explica que levou certo tempo entre a elaboração do projeto, enquanto ainda era acadêmica, até o início da produção do pão de mel para comercialização, devido a diversos fatores, dentre eles econômicos e estruturais, as frequentes crises econômicas, a matéria-prima com custo elevado, entre outros que acabaram dificultando e adiando a concretização do sonho.

—Foram quase dois anos de espera, quando finalmente em outubro de 2020, quando deixei o trabalho em que atuava e incentivada por um colega, constitui uma microempresa e passei a produzir e vender em escala comercial, indo de porta em porta, por encomenda, a pronta-entrega e, de dois meses para cá, também passei a atender pedidos pelo ifood. E realmente, agora está valendo a pena!—, garantiu Elza.

Para quem pretende empreender em algum negócio, ela afirma que, em primeiro lugar, é preciso ter uma boa ideia, planejamento e atitude acima de tudo. Depois gostar do que faz, ter muita garra, força de vontade, determinação, conhecimento e começar com aquilo de que dispõe, sem endividar-se.

—Quando comecei, usei os materiais que tinha na cozinha, de forma bem artesanal. A primeira receita fiz na forma grande e cortei os quadradinhos com facas. Hoje, tenho ferramentas e equipamentos que me ajudam a produzir com mais eficácia, rapidez e facilidade. O segredo é não postergar o sonho, esperando comprar tudo o que precisa para então iniciar o negócio. Tem que sair da zona de conforto e partir para a luta, adquirindo aos poucos, o que for necessário— finalizou.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.