Formada em Nutrição atua como docente
Formada em Nutrição e pós-graduada em Nutrição Esportiva, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Videira, a egressa Marina Werner divide seu tempo como professora da instituição e desenvolve atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos municípios de Salto Veloso e Arroio Trinta. Graduada no ano de 2015, Marina conta que foi […]
Publicado em 26/02/2020
Por Unoesc
Formada em Nutrição e pós-graduada em Nutrição Esportiva, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Videira, a egressa Marina Werner divide seu tempo como professora da instituição e desenvolve atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos municípios de Salto Veloso e Arroio Trinta.
Graduada no ano de 2015, Marina conta que foi convidada a ingressar como docente na Unoesc, para ministrar aula na área de saúde pública, devido à necessidade de complementar o quadro de professores. O convite partiu da coordenadora do curso Ana Ariotti, visto que desde sua formatura, há cinco anos, vem atuando nesta área, onde acumulou muita experiência.
—Fiquei muito feliz com o convite, porque sempre desejei a docência na graduação. Apesar de ser um desafio muito grande, encarei como uma forma de crescimento, tanto pessoal quanto profissional, pois a melhor maneira de aprender bem alguma coisa, é ensinar o que se aprendeu— reiterou Marina.
Oportunidade oferecida pela Unoesc
A diplomada reforça que a oportunidade concedida para egressos na Unoesc é muito valiosa e importante, pois demonstra como a instituição está valorizando os filhos da “casa” e mostra qu, mesmo universidades que não estão em grandes centros podem fazer a diferença na vida da comunidade e formar profissionais muito bem capacitados para o mercado de trabalho.
—A Unoesc hoje, para minha vida profissional tem um valor enorme, porque consigo compartilhar todo conhecimento que adquiri durante a graduação podendo vivenciá-lo na prática. Avalio que compartilhar essas experiências com meus alunos irá fortalecer muito a formação profissional deles. Tenho a Unoesc como a melhor universidade do Oeste e meio Oeste catarinense— afirma Marina.
Desejo de atuar na docência
O sonho de ser professora do curso de Nutrição começou ainda quando Marina era acadêmica. Ela afirma que sempre teve ótimos professores que serviram de exemplo para o trabalho que desenvolve hoje.
— Tento sempre lembrar que já fui uma aluna, e como eu pensava na época. Acredito que isso me ajuda preparar a melhor aula com mais conhecimento e aproveitamento para os acadêmicos.
Por que Nutrição
A diplomada Marina Werner explica que escolheu esta área por acreditar no poder que uma alimentação saudável tem sobre a saúde, mas não tinha noção do quanto. Também, porque sempre se interessou pela área da saúde e sabia que queria algo para mudar e melhorar a vida das pessoas.
Natural de Videira, mas morando por muito tempo em Lebon Régis, ela ressalta que a decisão de cursar Nutrição na Unoesc, veio também, por conta da proximidade com familiares que moram na cidade, o que facilitou muito a adaptação à nova rotina.
Atualmente, Marina Werner mora em Salto Veloso, e divide o trabalho docente com atividades nas UBS, do município de Salto Veloso e Arroio Trinta. Ela integra ainda, uma equipe multidisciplinar, atendendo os casos mais necessários individualmente, ou em grupos.
—Essa é uma das melhores formas de promover saúde coletiva (pública), um dos princípios básicos do SUS, visto que o conceito de saúde hoje, deixou de ser apenas ausência de doença. Atualmente, as políticas públicas referem às UBS não mais como um lugar apenas para tratar ou curar doenças e, sim, na promoção da saúde.
Ingredientes para o sucesso
Como conselho para quem está cursando nutrição e almeja sucesso na profissão, a egressa diz que é preciso lembrar sempre, que os hábitos alimentares e culturais das pessoas são muito importantes para eles.
—Prescrever uma dieta adequada às condições em que a pessoa se encontra é muito importante, por isso não se deve levar em conta apenas a patologia ao qual a pessoa está acometida, mas o meio social, cultural e econômico. Também, tenho sempre comigo a frase: “Antes de ser um bom profissional, seja um ótimo ser humano”— concluiu.