Fórmula Santander abre inscrições para intercâmbio com bolsa
Para quem quer viver uma experiência acadêmica no exterior com bolsa de estudo, chegou a hora de fazer a inscrição no Programa Fórmula Santander que, em parceria com a Unoesc, está oferecendo uma bolsa de 5 mil euros — R$ 15.075 — para intercâmbio internacional em 2015. Podem se candidatar estudantes de graduação que já tenham integralizado pelo […]
Publicado em 27/08/2014
Por Unoesc
Para quem quer viver uma experiência acadêmica no exterior com bolsa de estudo, chegou a hora de fazer a inscrição no Programa Fórmula Santander que, em parceria com a Unoesc, está oferecendo uma bolsa de 5 mil euros — R$ 15.075 — para intercâmbio internacional em 2015. Podem se candidatar estudantes de graduação que já tenham integralizado pelo menos 50% da grade do curso, com desempenho acadêmico igual ou superior a sete pontos.
Para concorrer à bolsa, o candidato deve apresentar plano de estudos e projeto de pesquisa, com parecer favorável do respectivo coordenador de curso, além de certificado de proficiência na língua estrangeira — conforme exigência da universidade de destino —, ser brasileiro, maior de 18 anos e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander.
O período de estadia na universidade estrangeira será de seis meses – entre fevereiro e julho de 2015 ou entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016. São 14 instituições de ensino e pesquisa parceiras, de sete países: Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha, Itália e Moçambique. O candidato deverá escolher apenas um destino.
A lista das universidades parceiras em cada país, os cursos com possibilidade de intercâmbio, o nível de domínio de idioma exigido e outras informações do processo de seleção estão no edital publicado pela Unoesc.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de setembro, diretamente no site do Programa Fórmula Santander. Além disso, o candidato deve entregar dentro do prazo os documentos listados no edital no protocolo do campus.
O processo de pré-seleção será realizado pela Comissão integrante da Banca Examinadora nomeada pela Coordenação Geral de Mobilidade Acadêmica da Unoesc. Porém, a homologação fica condicionada à aprovação do candidato por parte da universidade estrangeira.
A classificação será divulgada partir dia 10 de outubro de 2014, no site Intercâmbio Unoesc, e a entrega da bolsa acontecerá durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, marcado para o dia 7 de novembro de 2014, em São Paulo.
Stricto Sensu
O Programa Fórmula Santander também está concedendo uma bolsa para os alunos de pós-graduação stricto sensu. O valor da bolsa é o mesmo da oferecida para a graduação, cinco mil euros.
O mestrando interessado em realizar intercâmbio deve estar regularmente matriculado, apresentar desempenho acadêmico superior a oito pontos e, entre outros critérios, concordar em estudar — durante o período de vigência da bolsa — com dedicação integral na instituição receptora, em um programa de estudos aprovado pela Unoesc. A vaga em uma das universidades estrangeiras depende de carta de aceite.
Os critérios de seleção e outras informações, como documentos e procedimentos necessários, estão publicados no edital específico desse programa de mobilidade acadêmica.