Fórum de Desenvolvimento e Competitividade do Oeste realiza reunião em Joaçaba
O Fórum de Desenvolvimento e Competitividade para a Região Oeste, uma iniciativa da Unoesc e Fiesc, se reuniu na tarde de terça-feira (16), em Joaçaba. Aproximadamente 60 representantes de entidades e organizações da região participaram do encontro. O movimento está caminhando para a criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Ainda […]
Publicado em 19/09/2014
Por Unoesc
O Fórum de Desenvolvimento e Competitividade para a Região Oeste, uma iniciativa da Unoesc e Fiesc, se reuniu na tarde de terça-feira (16), em Joaçaba. Aproximadamente 60 representantes de entidades e organizações da região participaram do encontro. O movimento está caminhando para a criação de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Ainda este ano estão previstas mais três reuniões para a elaboração das estratégias de ação.
Segundo o presidente do Fórum e diretor da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antônio De Marco, o objetivo primordial é buscar apoio aos anseios regionais.
— O olhar tem que ser regional. Não temos vínculo político. As causas são da região. Para o fórum ter condição de subsistir, de financiar seus estudos, estamos tratando da criação de uma OSCIP — explicou.
OSCIP é um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos — federal, estadual e municipal — e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda.
O FÓRUM
O fórum está se estruturando a partir de oito comissões, que promovem o estudo técnico das áreas representadas para depois elaborar o plano de ação para cada objetivo estratégico.
— O ritmo se dará de acordo com o avanço das comissões, que iniciam os seus trabalhos a partir do momento em que foram elencados os três grandes temas prioritários: Infraestrutura, Energia Elétrica e o Retorno do ICMS — explica De Marco, evidenciando que em Joaçaba a pauta principal seria a BR-282, mas que infelizmente nenhum representante do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) se fez presente.
Para o vice-presidente Regional Centro-Oeste da Fiesc, Márcio Luís Dalla Lana, o número de participantes na reunião em Joaçaba mostra a seriedade do Fórum e sua real importância para as demandas regionais.
— Precisamos agora mostrar o que está sendo desenvolvido e sensibilizar todos para os anseios da nossa região — afirmou.