Frente Parlamentar das Comunitárias é lançada em Brasília
Com o objetivo de ampliar o diálogo com o Congresso brasileiro nos temas da educação comunitária, foi lançada a Frente Parlamentar Mista das Universidades Comunitárias durante a Assembleia Geral da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), no dia 4, em Brasília. A Frente promoveu um Café da Manhã com Parlamentares na Abruc, com a presença […]
Publicado em 05/05/2017
Por Unoesc
Com o objetivo de ampliar o diálogo com o Congresso brasileiro nos temas da educação comunitária, foi lançada a Frente Parlamentar Mista das Universidades Comunitárias durante a Assembleia Geral da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), no dia 4, em Brasília.
A Frente promoveu um Café da Manhã com Parlamentares na Abruc, com a presença das senadoras Ana Amélia PP/RS, Fátima Bezerra PT/RN, dos senadores Lasier Martins PSD/RS, Pedro Chaves PSC/MS, Dalírio Beber PP/SC, das deputadas Carmen Zanotto PPS/SC, Maria do Rosário PT/RS, dos deputados Jorginho Mello PR/SC (presidente da Frente Parlamentar das Comunitárias), Marco Tebaldi PSDB/SC, Pedro Uczai PT/SC, Onix Lorenzoni DEM/RS, Jones Martins PMDB/RS, Hugo Leal PSB/RJ, e reitoras e reitores das faculdades, centros universitários e universidades comunitárias.
O deputado Jorginho Melo PR/SC, destacou que a Frente Parlamentar das Comunitárias renova as demandas e o conteúdo do segmento comunitário junto ao Congresso, e permitirá que temas urgentes e caros da agenda da educação superior sejam mais amplamente discutidos nas Comissões do Senado e Câmara, nas Audiências Públicas e outros eventos que a Frente irá promover.
A senadora Ana Amélia PP/RS, disse que a educação superior no RS tem nas universidades comunitárias um esteio de segurança educacional, de qualidade acadêmica e uma presença nas comunidades ofertando um serviço de altíssima qualidade na educação, saúde e assistência social. Ela ainda comentou o PLS 16/2015, que dispõe sobre a criação e o funcionamento de fundos patrimoniais vinculados ao financiamento de instituições públicas de ensino superior, e que poderá incluir as instituições comunitárias.
O senador Pedro Chaves PSC/MS, lembrou sua trajetória na educação superior e que o seu mandato está aberto para acolher as principais reivindicações do segmento comunitário, e destacou que no MS a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Faculdade Santa Tereza são exemplos desse modelo de organizações sem fins lucrativos.
A Frente Parlamentar Mista pela Valorização da Educação Comunitária já conta com a adesão de mais de 200 Parlamentares, e suas primeiras atividades serão focadas no debate do Financiamento Estudantil (para além do FIES), e na Certificação CEBAS.
A Frente Parlamentar das Comunitárias é uma iniciativa apoiada pelo Fórum de Presidentes das Comunitárias formada pelas Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).
*Texto: Abruc