Futuros pedagogos marcam presença na Mostra do Cinema Alemão
Acadêmicas da 3ª e 5ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Videira realizaram visita ao Museu do Vinho Mario de Pelegrin, nos dias 10 e 12, quando puderam vislumbrar a Mostra de Cinema “Sombras que assombram – o expressionismo no cinema alemão”, em cartaz, através de parceria da secretaria de Turismo e Cultura, Museu do […]
Publicado em 16/03/2015
Por Unoesc
Acadêmicas da 3ª e 5ª fase do curso de Pedagogia da Unoesc Videira realizaram visita ao Museu do Vinho Mario de Pelegrin, nos dias 10 e 12, quando puderam vislumbrar a Mostra de Cinema “Sombras que assombram – o expressionismo no cinema alemão”, em cartaz, através de parceria da secretaria de Turismo e Cultura, Museu do Vinho e SESC.
A visita, de acordo com a professora Lia Colomé, titular do componente curricular “Estudos Teóricos e Práticos do Ensino da Literatura Infantil, irá oportunizar às acadêmicas, a aquisição e construção de conhecimentos sobre a vanguarda Europeia Expressionista, ampliando conhecimentos prévios sobre a chamada sétima arte e sobre o conturbado contexto histórico da Alemanha na década de 20.
— É uma forma de ultrapassarmos os muros da universidade e ampliarmos o repertório cultural de nossas acadêmicas sobre as vanguardas Europeias, mais especificamente a estética do Expressionismo — afirma Lia Colomé.
Ela explica que o curso de Pedagogia da Unoesc Videira aproveitou a oportunidade de participar de um evento cultural de abrangência nacional, sem sair do município.
— Filmes podem se constituir em importantes ferramentas de enriquecimento intelectual dos indivíduos, porque propiciam uma consciência mais abrangente e aberta a meios mais estimulantes e educativos de aquisição da cultura universal.
Lia Colomé aponta que um dos tripés que há muitos anos vem conduzindo o componente curricular de Literatura Infantil são os entendimentos interdisciplinares dos conceitos de literatura, arte e cultura.
— Eles são imprescindíveis para ajudar a sedimentar os patrimônios da leitura e da literatura entre os acadêmicos, embasamento teórico esse, que redundará nas futuras práticas de nossos pedagogos — completa a professora.