Gatos resgatados em Bandeirante são castrados na CliniVet da Unoesc
Os gatos resgatados no município de Bandeirante estão sendo castrados e recebendo cuidados dos acadêmicos e profissionais do Hospital Veterinário de Pequenos Animais da Unoesc São Miguel do Oeste (CliniVet). Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniele Cristine Beuron, o curso resgatou 26 gatos com vida e outros oito que já foram […]
Publicado em 30/07/2019
Por Unoesc
Os gatos resgatados no município de Bandeirante estão sendo castrados e recebendo cuidados dos acadêmicos e profissionais do Hospital Veterinário de Pequenos Animais da Unoesc São Miguel do Oeste (CliniVet). Segundo a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Daniele Cristine Beuron, o curso resgatou 26 gatos com vida e outros oito que já foram encontrados mortos no local.
— Os gatos estão em recuperação, porém não correm risco de morte. Após a castração, os animais são encaminhados para adoção por meio da ONG Amigo Bicho. Ainda estamos realizando a necropsia dos outros oito gatos, não há nada conclusivo, porém as demais evidências indicam que a causa da morte foi envenenamento — informa a professora.
Daniele ressalta que o curso está trabalhando a Medicina Veterinária Legal com os acadêmicos envolvidos na atividade; a importância da saúde pública; bem-estar animal; além de temas como anestesia, cirurgia e a importância do médico veterinário e do auxílio da Unoesc e da ONG Amigo Bicho em resgates como esse.
— O município de Bandeirante não disponibilizava de pessoal capacitado para o resgate e nem estrutura para cuidados médicos e realização da castração. Somos a única instituição na região a dar conta de uma situação complexa como essa. O apoio das protetoras também foi de extrema importância para o resgate — salienta a professora, acrescentando que a Secretaria de Saúde também auxiliou.