Ginástica laboral melhora desempenho e qualidade de vida
O projeto de ginástica laboral na Unoesc Videira iniciou suas atividades em março de 2018, por iniciativa do curso de Educação Física, com objetivo de proporcionar um espaço para a formação acadêmica dos alunos, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários da Universidade. Trata-se de um projeto de extensão, desenvolvido pelo acadêmico bolsista […]
Publicado em 18/12/2018
Por Unoesc
O projeto de ginástica laboral na Unoesc Videira iniciou suas atividades em março de 2018, por iniciativa do curso de Educação Física, com objetivo de proporcionar um espaço para a formação acadêmica dos alunos, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários da Universidade.
Trata-se de um projeto de extensão, desenvolvido pelo acadêmico bolsista da 4ª fase do curso Muller Gomes dos Santos. Ele visita 5 setores da Universidade, três dias na semana, em que os funcionários param por cerca de 10 minutos e praticavam vários exercícios para alongar, relaxar e descansar o corpo, realizando ao final, um breve espreguiçar, que não deixa de ser um alongamento.
— A prática da ginástica laboral pode gerar vários benefícios fisiológicos, como o aumento da circulação sanguínea e da oxigenação muscular, melhoria da amplitude articular e da flexibilidade; da postura e redução das tensões musculares — Destaca o estudante.
Muller explica que as funções atribuídas aos funcionários dos 5 setores da universidade sendo funcionários, bolsistas e estagiários, durante o expediente exigem muitas vezes, movimentos repetitivos, que podem comprometer sua qualidade de vida.
— A ginástica laboral proporciona um momento de pausa, através de atividades que estimulem a integração, provocando e aliviando, assim, tensões geradas pelo acúmulo de tarefas no horário de trabalho — finaliza o acadêmico bolsista.
Benefícios da ginástica laboral
A ginástica laboral possibilita melhor utilização das estruturas óssea, muscular e articular, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, reduzindo a sensação de fadiga ao final do trabalho, melhorando a flexibilidade, promovendo uma maior mobilidade e ajuste na postura que promovem sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho.
Em 2019, a ginástica laboral continuará, sendo reiniciada no começo do semestre letivo.