Página inicial O que acontece Governo do Estado firma parceria com Celesc e Acafe para melhorias na rede elétrica das escolas estaduais
Notícia Geral

Governo do Estado firma parceria com Celesc e Acafe para melhorias na rede elétrica das escolas estaduais


O governador Jorginho Mello assinou, nesta segunda-feira (17), em Florianópolis, um termo de cooperação técnica com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) para melhorias na rede elétrica das escolas estaduais. O evento teve a participação do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, do presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, e da presidente da Acafe, Luciane Ceretta.

O objetivo é mapear as carências elétricas das escolas, agilizando a melhoria da infraestrutura e ampliando a capacidade de fornecimento de energia na rede estadual para instalação de ar-condicionado e outros equipamentos eletrônicos como lousas digitais. Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Educação (SED), mais de 700 escolas precisam de melhorias na rede elétrica.

Por meio do termo, a SED vai fornecer as informações e apontar as prioridades da rede, enquanto os estudantes de Engenharia Elétrica das universidades farão os levantamentos das demandas e os projetos elétricos de cada instituição. Caberá à Celesc, por meio das gerências regionais, avaliar e aprovar os projetos.

— Estamos unindo forças para melhorar a infraestrutura das nossas escolas. Essa é uma parceria importante e inovadora, que vai transformar a realidade de muitos catarinenses. Queremos ter os melhores índices educacionais do Brasil e, por isso, precisamos de melhorias pedagógicas e de melhorias estruturais — enfatizou o governador Jorginho Mello.

— Colocamos as nossas equipes à disposição para elaborar os projetos estruturais. Com isso, seguimos cumprindo a nossa missão, de contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina em todas as áreas do conhecimento e nos locais onde a educação e os serviços que as nossas instituições oferecem são possíveis e necessários — destacou a presidente da Acafe, Luciane Ceretta.

De acordo com o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, o envolvimento da Universidade com o projeto reflete a essência comunitária da Instituição, comprometida com o desenvolvimento da comunidade e de seus estudantes.

— A Unoesc está convicta dos impactos positivos desse projeto, pois além de poder ajudar na construção de ambientes adequados ao ensino, em especial, de escolas dos Municípios de Joaçaba, Videira, Campos Novos, Chapecó, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste, irá colaborar com a formação de nossos estudantes — ressalta o reitor da Unoesc.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.