Grupo de Pesquisa da Unoesc está em busca de parcerias industriais para desenvolver projetos
Sua indústria necessita do desenvolvimento de tecnologia ou aplicação de soluções que possam inovar os processos de produção gerando mais eficiência, ou até mesmo solucionando problemas relacionado ao processo fabril? Se sim, firmar uma parceria com o Grupo de Pesquisa em Aplicações Tecnológicas Industriais (GATI) da Unoesc pode ser uma ótima decisão. O GATI é coordenado […]
Publicado em 04/10/2019
Por Unoesc
Sua indústria necessita do desenvolvimento de tecnologia ou aplicação de soluções que possam inovar os processos de produção gerando mais eficiência, ou até mesmo solucionando problemas relacionado ao processo fabril? Se sim, firmar uma parceria com o Grupo de Pesquisa em Aplicações Tecnológicas Industriais (GATI) da Unoesc pode ser uma ótima decisão.
O GATI é coordenado pelos professores Marconi Januário, Kleyton Hoffmann, Jean Patrick Prigol e Renato Scortegagna que atuam nos cursos de Engenharia Elétrica, de Computação, Química e Mecânica. O GATI também é composto por 12 alunos bolsistas dos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação. O Grupo tem menos de um ano de idade, mas os coordenadores acumulam experiências com pesquisas e desenvolvimentos de projetos de mais de uma década.
No GATI são desenvolvidas pesquisas de forma isolada, mas também de forma conjunta com outras instituições e empresas. O Grupo já colocou em prática algumas ideias como um projeto de robótica em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tratativas de parceria com uma universidade chinesa e principalmente a aplicação de dois projetos de pesquisa e inovação em uma empresa papeleira da região.
— Desenvolvemos em parceria com a empresa Celulose Irani um equipamento que resolveu um problema na formação do papel ondulado. E agora estamos trabalhando em outro, que utiliza inteligência artificial para verificar a qualidade do papel — contou o professor Marconi Januário.
O grupo tem experiência em áreas de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados, Sistemas com Inteligência Artificial, Qualidade de energia elétrica, Sistema de Controle e Automação, Eletrônica e Potência, Estudo de Máquinas Elétricas e Robótica Móvel, podendo atuar ainda em outras áreas.
— Estamos em busca, principalmente, de problemas das indústrias que ainda não tem solução conhecida. Nosso diferencial é que buscamos agilizar processos entregando resultados rápidos porque é assim que a indústria trabalha e precisa — afirmou Marconi.
As empresas interessadas em firmar parcerias podem entrar em contato pelo telefone (49) 3551-2000 ramal 2406 ou pelo e-mail marconi.januario@unoesc.edu.br.
— Ficamos a disposição para receber interessados aqui nos laboratórios da Unoesc e até mesmo visitar indústrias interessadas e explicar melhor nossa forma de atuação — finalizou o professor.