Página inicial O que acontece História em quadrinho retrata o cotidiano dos colonizadores italianos
Graduação Diplomados Videira

História em quadrinho retrata o cotidiano dos colonizadores italianos

De um sonho à realidade. Foi assim que Cidiane Guisso, diplomada em Design Gráfico pela Unoesc Videira no ano de 2011, define o projeto “Os Filhos da Nossa Terra”, uma história em quadrinhos que conta a trajetória de uma família que parte da região Norte da Itália em busca de uma vida melhor no Brasil, […]


De um sonho à realidade. Foi assim que Cidiane Guisso, diplomada em Design Gráfico pela Unoesc Videira no ano de 2011, define o projeto “Os Filhos da Nossa Terra”, uma história em quadrinhos que conta a trajetória de uma família que parte da região Norte da Itália em busca de uma vida melhor no Brasil, no século XVIII.

Natural de Concórdia, onde reside atualmente, Cidiane explica que a história em quadrinhos ilustra e descreve a vida cotidiana de uma família de colonizadores italianos oriundos de  Vêneto, que enfrentaram com bravura os desafios para começar uma nova vida em meio à mata no Sul do Brasil.

Os personagens, que ilustram a história, segundo a egressa da Unoesc Videira, são frutos do seu trabalho de conclusão de curso (TCC), mas que foi somente a partir de 2018 que ganharam roteiro e animação, e sua concretização chegou em 2019, após muito trabalho.

— Na verdade, eu já imaginava, antes de terminar o TCC, transformar os personagens em produtos, algo que fosse importante e representativo. Então, a primeira ideia foi criar uma animação. Assim, fui em busca de realizar a animação em Florianópolis. Lá consegui ingressar na UFSC, como aluna ouvinte no curso de animação, criando animação em 2D. E no curso de animação do SENAI, em Florianópolis, também criei  pequenas animações em 2D — relatou.

A história conta com seis personagens principais, que traduzem os diversos aspectos culturais, históricos e linguísticos, trazidos e vividos pelos imigrantes, quando começaram a construir suas vidas em meio à mata fechada cercada por montanhas. Juntamente com suas famílias, em meio a muito trabalho, esses imigrantes reconstruíram seus estilos de vida com base na cultura aprendida em seu país de origem.

Os Personagens

A História em Quadrinhos (HQ) é composta por seis personagens principais:

*Luigi: o pai da família. Um Italiano simples, simpático, trabalhador, bem humorado e com muita fé.

*Rosa: esposa de Luigi. Trabalhadora, simpática e com muita fé.

*Giovani: filho mais velho de Luigi e Rosa. É um garoto simpático e extrovertido, ajuda os pais na roça.

*Giulia: filha caçula. Extrovertida e arteira, ama colher e esmagar as uvas.

*Pinduca: cãozinho vira-lata pulguento, sempre acompanha o Luigi na roça e brinca com as crianças.

*Mimi: um gato vira-lata magricelo, que adora ganhar cafuné da Giulia.

—Os personagens e a HQ é um canal informativo que contribui para preservar e resgatar os aspectos histórico culturais e linguisticos, os quais os imigrantes trouxeram ao Brasil, além de valorizar a nossa gente, nossa terra, cultura e história— reforça Cidiane.

 

Inspiração veio através do curso de Design da Unoesc

Para a designer, criadora da animação, o curso de Design foi muito positivo para o seu aprendizado. Apesar de não existirem as tecnologias que temos atualmente, para a criação de qualquer obra, seja ela no papel, na madeira ou em outras tecnologias, existia muito incentivo e uma grade curricular inovadora .

— O que eu mais gostava no curso de Design eram matérias de desenho, de ilustração. A Unoesc foi à universidade onde conheci o que era o Design, e quão o curso é bonito e cheio de vida, e oferece oportunidades maravilhosas para se aprender e fazer na área. Agradeço ao amigo e talentoso professor Adriano Santos, meu orientador do TCC e incentivador para criação dos personagens que hoje ilustram minhas histórias em quadrinhos — completou Cidiane Guisso.

Público-alvo

A história em quadrinho regional contém 92 páginas, sendo 81 delas ilustradas. Está disponível para todos os públicos, desde crianças a adultos, e a todos que gostam da cultura italiana regional.

O material impresso  já está no mercado à venda e pode ser adquirido on-line no Facebook e Instagram i fioli de la Nostra Tera, e pelo Instagram  cidianeguissoart. Já na próxima semana, estará  disponível para a venda no Amazon.com. O material Também já chegou em diversas cidades, entre elas Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis, Itapema, Concórdia, Fraiburgo, Marechal Candido Rondon (PR), entre outras.

Com pedidos da HQ na região do Vêneto na Itália e está a caminho para São Paulo e Bento Gonçalves.

A autora

Cidiane Guisso nasceu no interior da cidade de Concórdia, Santa Catarina – Brasil. É Designer/ilustradora e cartunista. Em  2011, começou a desenvolver personagens Talianos regionais. Com o decorrer do tempo, a mesma buscou um dos seus sonhos, que foi a criação da primeira edição de história em quadrinhos regional, que valoriza o universo da cultura taliana no Sul do Brasil, chamada Os Filhos da Nossa Terra, uma obra completa que retrata a vinda de imigrantes ao Sul do país e seu cotidiano nesta terra prometida.

Por que  a cultura italiana

Região do Vêneto é de onde vieram seus tataravós e bisavós e construíram histórias bonitas, com fé e coragem e vontade de trabalhar para construir uma vida em meio a tantas dificuldades nas terras  gaúchas e depois aqui, em Santa Catarina. A minha ligação com a cultura Vêneta e Italiana é muito forte como descendente.

Importante  ressaltar que essa é a primeira história em quadrinho brasileira que conta sobre a imigração italiana no Brasil. 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.