Homenagens na Unoesc Chapecó marcam comemoração dos 20 anos de credenciamento
História de sucesso, marcada pelo empenho, dedicação e sonho de muitas pessoas que desejavam criar uma universidade com ensino de qualidade. Estas características simbolizam a trajetória da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que comemorou, nesta semana, os 20 anos de credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC), com solenidade no auditório da Unoesc Chapecó. Este […]
Publicado em 25/08/2016
Por Unoesc
História de sucesso, marcada pelo empenho, dedicação e sonho de muitas pessoas que desejavam criar uma universidade com ensino de qualidade. Estas características simbolizam a trajetória da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que comemorou, nesta semana, os 20 anos de credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC), com solenidade no auditório da Unoesc Chapecó.
Este momento histórico foi marcado por homenagens às lideranças que contribuíram com esta conquista do ensino superior e o desenvolvimento regional. Foram agraciados com a Medalha Mérito Cultural o radiodifusor, advogado e empresário Alfredo Lang e o advogado Milton Sander, prefeito de Chapecó por duas administrações. Pela contribuição em transformar a Unoesc na maior universidade do Oeste do Estado, o reitor Aristides Cimadon recebeu uma placa das mãos do vice-reitor do campus, Ricardo Antônio De Marco.
O projeto de criação da Unoesc foi desenvolvido por uma comissão de professores liderada pelo atual reitor da universidade, Aristides Cimadon. Esse processo, acolhido pelo MEC em 1992, recebeu a aprovação em 14 de agosto de 1996.
— A data é muito importante e precisa ser comemorada, pois lembra uma história de muito sacrifício para criar a universidade, o que foi uma atitude de pioneiros e uma decisão fantástica para a região, que oportunizou o crescimento do ensino superior — destacou o reitor.
Cimadon relembrou os desafios enfrentados para as aprovações dos cursos e as lutas no processo de implantação da universidade, para reconhecer o papel determinante dos homenageados.
— Estas lideranças são exemplo do que fizeram e do que representam; com isso, se tornam espelhos para os nossos alunos, de profissionais e cidadãos. Pois, a sociedade não se desenvolve sem investir na educação, que é o ponto de partida para tudo. Por isso, temos orgulho em dizer que formamos mais de 40 mil profissionais do Oeste catarinense — complementou.
Alfredo Lang enalteceu a importância da universidade que proporciona o enriquecimento cultural e o aprimoramento pessoal e profissional desta região, que antes encontrava barreiras instransponíveis.
— O papel do ensino superior foi progressivo nesta região, foram etapas sucessivamente vencidas pelo trabalho, pela dedicação, pelo empenho e notadamente pelo espírito de luta dos vanguardeiros que se estabeleceram aqui e aceitaram o desafio de dotar o Oeste de Santa Catarina com essa invejável estrutura que temos atualmente — ressaltou Alfredo Lang.
Milton Sander agradeceu a homenagem e dividiu a honraria com todos os chapecoenses, que confiaram em seu trabalho e se uniram para implantar a universidade na região.
— Sinto-me honrado com esse reconhecimento, pois a maior conquista de Chapecó foi do conhecimento através do ensino superior. Nisto a Unoesc tem papel fundamental e decisivo para o desenvolvimento do município e de toda a região — enfatizou Milton Sander.
A Unoesc se destaca como uma das mais importantes universidades do Sul do país. São 52 diferentes cursos de graduação e mais de 60 cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Em Santa Catarina, é a 3ª maior instituição do ensino superior do Sistema Acafe, com cinco campi nas cidades de Joaçaba, Videira, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste. Para o vice-reitor da Unoesc Chapecó, Ricardo Antônio De Marco, a contribuição da Unoesc vai muito além dos pressupostos pelo MEC.
— A verdadeira contribuição está na formação de profissionais que podem auxiliar e ser a diferença no lugar em que vivem — afirmou Ricardo Antônio De Marco.
*Texto: MB Comunicação Empresarial/Organizacional