Página inicial O que acontece Hospital Veterinário da Unoesc realiza exames e biópsia óssea em cão do Corpo de Bombeiros
Graduação Geral Xanxerê

Hospital Veterinário da Unoesc realiza exames e biópsia óssea em cão do Corpo de Bombeiros

Após identificar que o cão Boris, do Corpo de Bombeiros de Campo Grande (MS), encontrava-se com dificuldades para levantar e caminhar, num relato de muita dor e desconforto, professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizaram avaliação clínica e exames radiográficos, no Hospital Veterinário, visibilizando proliferação e lise óssea na sétima vértebra lombar, associado […]


Após identificar que o cão Boris, do Corpo de Bombeiros de Campo Grande (MS), encontrava-se com dificuldades para levantar e caminhar, num relato de muita dor e desconforto, professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizaram avaliação clínica e exames radiográficos, no Hospital Veterinário, visibilizando proliferação e lise óssea na sétima vértebra lombar, associado também a sinais sugestivos de início de displasia coxofemoral bilateral.

Com base nas imagens radiográficas da coluna vertebral, suspeitou-se de ser uma infecção de vértebra ou, até mesmo, um neoplasma ósseo. Foi efetuada uma coleta de líquido cérebroespinhal, assim como a mielografia e epidurografia, que são exames radiográficos contrastados, que possibilita visibilizar compressão da cauda equina. Os resultados destes exames foram negativos.

A professora Graciane Aiello destacou os cuidados e as técnicas para poder instituir um tratamento adequado, e a oportunidade de aprendizado dos acadêmicos.

— Os acadêmicos de Medicina Veterinária acompanharam todos esses procedimentos, desde o atendimento, a realização de exames complementares, até a realização do procedimento cirúrgico, cujo objetivo foi de diagnóstico para possibilitar determinar a causa, já que os exames de imagem sugeriam algumas doenças. As amostras foram encaminhadas para os exames e, assim que for determinado o diagnóstico, o cão poderá ser tratado de uma forma correta, esperando os resultados com base na causa — destacou a professora.

Para a acadêmica Jhenifer Andrin, da 1ª fase do curso de Medicina Veterinária o aprendizado foi muito importante.

— Vivenciar na prática ainda na primeira fase, permite acompanhar os procedimentos executados com qualidade pelos profissionais da Unoesc. A gente aprende desde o início como se prepara, faz um procedimento e os métodos que precisam ser seguidos. Contribui muito para mim, pois vai refletir nos atendimentos aqui do Hospital Veterinário que é referência na região — cita a acadêmica Jhenifer.

O Cabo Medeiros, do Corpo de Bombeiros, destacou a parceria com a Unoesc Xanxerê.

— Nessa intervenção, o cão Bóris, que está em formação a seis meses, vinha sentindo dores, as quais foram intensificadas quando chegou em Xanxerê. Orientamos para buscar ajuda da Unoesc, com apoio do soldado Josclei do Corpo de Bombeiros que é veterinário também e analisou o cão. Diante dos recursos junto ao Hospital Veterinário, com profissionais e estrutura oferecida, o cão foi encaminhado até aqui — afirmou o Cabo Medeiros.

 

*Com informações da professora Graciane Aiello.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.