HUST inicia atividades do Ambulatório de Saúde da Mulher para Pacientes Oncológicas
O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) iniciou em 26 de maio os atendimentos no Ambulatório da Saúde da Mulher para Pacientes Oncológicas. O projeto é amparado pela Lei nº 12.715/2012, que instituiu Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e […]
Publicado em 01/06/2017
Por Unoesc
O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) iniciou em 26 de maio os atendimentos no Ambulatório da Saúde da Mulher para Pacientes Oncológicas. O projeto é amparado pela Lei nº 12.715/2012, que instituiu Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos no campo da oncologia. Esta lei possibilita que pessoas físicas e jurídicas contribuam com doações para projetos de apoio a atenção oncológica e se beneficiem de deduções fiscais no Imposto de Renda.
O Programa que prevê a prestação de serviços médico-assistenciais terá duração de dois anos (24 meses) e contou com o apoio financeiro das empresas: Instituto Renner, Enercan Campos Novos Energia S/A, Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes, Fecoagro – Federação ds Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina, Scherer S/A Comércio de Autopeças, Grupo Pegoraro, Specht Produtos Alimentícios Ltda.
O serviço oferecido dentro no Centro de Oncologia do HUST, possibilitará o atendimento das pacientes, independente da patologia, conjugando medidas preventivas, diagnósticas e terapêuticas. Constituem a equipe do ambulatório um coordenador, um médico ginecologista e uma técnica em enfermagem.
Desde 2007, o HUST é referência em Alta Complexidade em Oncologia, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pacientes de 55 municípios situados no Alto Vale do Rio do Peixe, Alto Uruguai Catarinense e Região Meio Oeste, que constituem a Macrorregião de Saúde do Meio Oeste, com uma população aproximada de 600 mil habitantes.