Página inicial O que acontece I.nova Unoesc recepciona os primeiros pré-incubados do Programa de Desenvolvimento de Startups
Notícia Inovação

O I.nova Unoesc promoveu, no dia 16 de julho, de forma on-line, uma reunião com os mentores e os primeiros pré-incubados do “Programa de Desenvolvimento de Startups”. Em todos os campi da Instituição, foram selecionados 13 projetos.

Depois do momento de boas-vindas, realizado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, o encontro contou com uma explanação sobre o I.nova e suas estruturas de apoio. Também foram abordados o cronograma do Programa, as orientações gerais e a forma de gestão e acompanhamento dos pré-incubados.

— O movimento de inovação na Unoesc ganha novos contornos e perspectivas com a chegada dos pré-incubados, expandido as possibilidades de colocar em prática os projetos, as ideias e os sonhos. A comunidade, além de estudantes, diplomados e professores da Unoesc, têm no I.nova o apoio e a orientação para iniciarem sua jornada de inovação e empreendedorismo. A Unoesc prima pelo acolhimento destes projetos e se empenha em transformar a comunidade — destaca o professor Kurt Schneider.

O Hub de Startups do I.nova Unoesc é um habitat físico e/ou virtual de inovação que se destina a fomentar a criação de empreendimentos e a apoiar projetos em estágio inicial do ciclo de vida de uma startup, caracterizada como “ideação”, na mesorregião de abrangência da Instituição. Os proponentes são estudantes, diplomados ou professores da Unoesc, assim como pessoas físicas ou jurídicas da comunidade regional.

A fase de pré-incubação tem duração de seis meses e oferece vários benefícios, incluindo: espaço físico multifuncional; acesso a mentores experientes, com orientação especializada; treinamentos focados em gestão de ideias, inovação e negócios; ferramentas e suporte para realizar análises de mercado detalhadas; e desenvolvimento e entregas parciais do plano de negócios ao longo do período.

— Os projetos selecionados têm excelente potencial de inovação, e o time de mentores está preparado para auxiliar os empreendedores nos desafios do desenvolvimento da ideia. Agora inicia uma jornada de seis meses para entender o mercado, lapidar a ideia e construir um plano de negócios — enaltece o coordenador geral do I.nova Unoesc, professor Fábio Lazzarotti.

Seleção

Os primeiros projetos de empreendimentos inovadores foram selecionados à etapa de pré-incubação no mês de junho e iniciaram as atividades em julho, mas o edital é em sistema de fluxo contínuo até o preenchimento de vagas. Mais informações sobre as inscrições e o processo seletivo podem ser obtidas no edital do “Programa de Desenvolvimento de Startups”, disponível no site da Unoesc.