Página inicial O que acontece Implantação do laboratório e museu de arqueologia da Unoesc Joaçaba avança rumo à concretização
Graduação Geral Joaçaba

Implantação do laboratório e museu de arqueologia da Unoesc Joaçaba avança rumo à concretização

A Unoesc Joaçaba recebeu no dia 19 de outubro, o representante Ronan Max Prochnow,  da empresa China Three Gorges Corporation Company (CTG Brasil), que é a segunda empresa do setor privado de geração de energia do Brasil. Durante a  visita, a universidade fez a apresentação do projeto que visa implantação do laboratório e museu e arqueologia no campus fomentando com isso, o desenvolvimento de […]


A Unoesc Joaçaba recebeu no dia 19 de outubro, o representante Ronan Max Prochnow,  da empresa China Three Gorges Corporation Company (CTG Brasil), que é a segunda empresa do setor privado de geração de energia do Brasil. Durante a  visita, a universidade fez a apresentação do projeto que visa implantação do laboratório e museu e arqueologia no campus fomentando com isso, o desenvolvimento de pesquisas e o crescimento da cultura  na região.

No ato, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professor Júlio Lyra, apresentou a Universidade, relatando os vários projetos sociais, sem fins lucrativos, desenvolvidos junto à comunidade que buscam não somente o desenvolvimento regional, mas acima de tudo, a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em seguida, foram apresentados, pelos Engenheiros da Unoesc, Carlos Maurício Dagostini e Roberto Diehl, os detalhes técnicos do projeto que contemplam a parte Arquitetônica, Estrutural, Preventiva de Incêndio, entre outros e que tem como diferencial a preocupação com a sustentabilidade.

A explanação foi complementada pela doutora Fernanda D’ Agostini, responsável pelo laboratório e museu de arqueologia, que destacou como serão as atividades junto aos estudantes da Unoesc, o desenvolvimento das pesquisas e a interação com escolas e a comunidade em geral. Já a gerente administrativa da Unoesc Joaçaba, Roseli Moterle, destacou como a obra integrará as demais atividades da Unoesc e será ainda, mais uma opção de lazer e cultural para a região.

Após as explanações aconteceu a visita nos locais onde serão localizadas as novas instalações do laboratório de arqueologia, local esse, com grande fluxo de pessoas e com facilidade para exposição das peças do museu e também no laboratório de arqueologia e na biblioteca onde os materiais estão expostos atualmente.

O projeto, segundo o representante da CTG Brasil, será enviado para a diretoria da empresa no Brasil, sediada em São Paulo e depois será encaminhado à diretoria na China para avaliação final.

 A estimativa é que a construção do museu e a implantação do laboratório aconteçam em 2019. Após isso, será dado apoio com cursos de capacitação interna na área, que se estenderão até o ano de 2023. 

*Texto com informações diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.