Página inicial O que acontece Inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mundo do trabalho é tema de debate
Graduação Geral Chapecó

Inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mundo do trabalho é tema de debate

A Unoesc Chapecó, em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, promoveu, no dia 25 de novembro, um evento sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mundo do trabalho. A iniciativa […]


A Unoesc Chapecó, em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, promoveu, no dia 25 de novembro, um evento sobre a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mundo do trabalho. A iniciativa também foi idealizada pelo Ministério Público do Trabalho, Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O evento, coordenado pela auditora fiscal do trabalho, Luciana Xavier Sans de Carvalho, envolveu empresas de 104 municípios do Oeste catarinense. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, realizada em 2019, nessa região são 259 empresas, 5.693 cotas pela Lei de Cotas e 4.018 pessoas com deficiência e reabilitados do INSS contratados. Outras 1.675 vagas de emprego ainda não estão preenchidas.

— Para nós da Auditoria Fiscal do Trabalho, que temos a competência legal de fiscalização da Lei de Cotas, é muito importante reunir empregadores, instituições e parceiros para esclarecer dúvidas e apresentar casos de sucesso na inclusão no trabalho, inclusive através da aprendizagem profissional. Agradecemos à Unoesc e todos que sonharam conosco esse momento — ressaltou Luciana.

O professor Celso Paulo Costa, da Direção Acadêmica da Unoesc Chapecó, destacou o trabalho da Instituição, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC), bolsas de estudo e atividades voltadas aos estudantes com deficiência, além da atenção ao artigo 93 da Lei 8.213 de 1991.

Funcionária da Fiesc, Paula Beatriz da Silva Macedo, relatou que ficou 12 anos afastada do trabalho no Rio Grande do Sul. Em quatro meses em Santa Catarina, com a colaboração da Reabilitação Profissional do INSS e a oportunidade dada pela Federação, conseguiu emprego.

— Esperamos que o evento tenha sido produtivo, nessa missão que é garantir os direitos previstos na Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e na Lei Brasileira de Inclusão, que tem como uma de suas ferramentas a lei afirmativa, a nossa conhecida Lei de Cotas — concluiu Luciana.

Texto: Diretoria Acadêmica da Unoesc Chapecó.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.