Inovação é debatida na Unoesc durante Seminário e Mostra
O tema inovação tem sido debatido com frequência na Unoesc. Na última semana, nos dias 29 e 30, o assunto foi pauta do Seminário de Ciência Tecnologia e Inovação e da 2ª Mostra de Inovação do Vale do Rio do Peixe, no auditório Afonso Dresch, em Joaçaba. Experiências inovadoras para a região Meio-Oeste foram apresentadas na ocasião. […]
Publicado em 04/05/2015
Por Unoesc
O tema inovação tem sido debatido com frequência na Unoesc. Na última semana, nos dias 29 e 30, o assunto foi pauta do Seminário de Ciência Tecnologia e Inovação e da 2ª Mostra de Inovação do Vale do Rio do Peixe, no auditório Afonso Dresch, em Joaçaba. Experiências inovadoras para a região Meio-Oeste foram apresentadas na ocasião.
A principal delas foi repassada pelo analista administrativo da Agência USP de Inovação, Eduardo Brito. Foram apresentadas por ele, diversas atividades realizadas pela Universidade de São Paulo na disseminação da cultura de propriedade intelectual entre seus discentes, docentes, funcionários técnico-administrativos e instituições parceiras. O analista também falou sobre a importância em se fomentar a inovação.
— Ao se fomentar inovação temos como resultado o surgimento de empresas, novos empregos, novos produtos para atendimento das demandas da sociedade, entre outros benefícios para o estado e para o país — falou.
Ainda, na primeira noite de evento, palestraram para professores, comunidade e empresários, o professor do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc, Fernando Bencke, e o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc), Rafael Patzlaff.
Além de assuntos técnicos, o Seminário também foi dedicado à apresentação de cases de sucesso, na segunda noite de evento. O case “Sinapse de Inovação – Eco Têxtil”, do pré-incubado pela Unoesc, Severino De Déa, foi um dos apresentados. O jovem falou sobre sua experiência e produto idealizado — uma máquina que faz o aproveitamento das aparas de tecidos.
Também foram apresentados os cases “Inovação na Gestão de Pequenas Propriedades Rurais”, por Adriana Deitos, e o case que conquistou o prêmio destaque Odebrecht Inovação “Aterro Ultraleve com EPS”. Falou sobre o assunto a egressa da Unoesc, engenheira Fernanda Gadler, que aproveitou a oportunidade para destacar o grande desafio vivido no meio corporativo, que é a transformação de problemas em oportunidades.
— Isso acontece quase que diariamente, seja em maior ou menor proporção. É preciso criatividade e inovação para superar esses desafios e promover o desenvolvimento — falou.
Participaram do evento na Unoesc o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando, o vice-prefeito de Herval d’ Oeste, Ricardo Nodari, o secretário de Administração da Prefeitura de Joaçaba, Celso Felipe Bordin, o diretor geral de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Joaçaba, Ricardo Altemburger, a diretora de Graduação da Unoesc, professora Liliane Fernandes, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professora Jessica Romeiro Mota, a coordenadora da Área das Ciências das Humanidades da Unoesc, professora Tânia Durigon e o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc, professor Michel Carlesso Ávila.
2ª Mostra de Inovação do Vale do Rio do Peixe
Junto ao Seminário de Ciência Tecnologia e Inovação, ocorreu a 2ª Mostra de Inovação do Vale do Rio do Peixe. Durante os dois dias de evento, o público pôde visualizar, no hall de entrada do auditório Afonso Dresch, 14 estandes com projetos da Pré-incubadora de Empresas da Unoesc (Tecnovale), da Incubadora Tecnológica Luzerna e ainda, projetos regionais, como por exemplo, o Tranças da Terra.
Entre as empresas expostas na ocasião, esteve a Hunch, de aplicativos móveis para smartphones, recentemente pré-incubada na Unoesc. Segundo afirmou um dos sócios, Raphael Gideoni, a pré-incubação é um processo essencial para quem busca o sucesso do negócio, já que traz segurança e apoio aos empreendedores.
— Vamos passo a passo verificar a viabilidade e aceitação do produto na região, passar a ser uma empresa incubada, e depois o objetivo é conquistar o Brasil — falou o jovem sobre os planos quanto ao negócio.
Maquete do Centro de Inovação de Joaçaba é apresentada
Pouco antes da abertura oficial do Seminário de Ciência Tecnologia e Inovação, foi lançada a maquete representativa do edifício sede do Centro de Inovação de Joaçaba. A obra está em construção em uma área de aproximadamente 10,5 mil metros quadrados, doada pela Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc), próximo ao campus 1.
De acordo com informações repassadas pelo coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unoesc, professor Michel Carlesso Ávila, cerca de 40% da obra está pronta. O prazo para conclusão é dezembro de 2015. Além de Joaçaba, as cidades de Brusque, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Bento do Sul, Tubarão, Rio do Sul e Florianópolis também serão sede dos Centros de Inovação.