Página inicial O que acontece Integrantes do PET-Saúde: Equidade participam de palestra sobre gênero, identidade de gênero e saúde pública
Notícia Palestra Joaçaba

Na sexta-feira (21), os bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde: Equidade) participaram, no Auditório D, no campus 1 da Unoesc, de uma palestra com o tema “Gênero, identidade de gênero e saúde pública”, ministrada pela professora Doutora Neiva Furlin.

— Uma das atividades previstas no programa é a capacitação. Aliás, esta é fundamental para que tanto os estudantes bolsistas, como os docentes e os profissionais envolvidos adquiram novos conhecimentos e troquem informações, podendo atuar de forma abrangente e eficaz no programa. Foi uma palestra muito produtiva, repleta de questionamentos e trocas — avaliou a coordenadora do programa, professora Mariane Carolina de Almeida.

Saiba mais

O PET-Saúde: Equidade visa promover a equidade na área da saúde por meio da valorização das trabalhadoras que atuam no Serviço Único de Saúde (SUS), 40 estudantes bolsistas dos cursos de Direito, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia, Psicologia e Publicidade e Propaganda, dez docentes da Unoesc Joaçaba e dez profissionais de saúde do município de Herval d’Oeste estão envolvidos no projeto. Os participantes atuam como bolsistas nas modalidades: iniciação ao trabalho (estudantes regularmente matriculados), tutoria acadêmica (professores) e preceptoria (profissionais).

O PET-Saúde é viabilizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), e contempla projetos que se proponham a desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, visando ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as Instituições de Ensino Superior (IES). O propósito é contribuir para a formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores no âmbito do SUS, considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências.