Página inicial O que acontece Intercâmbio em Portugal amplia conhecimento de acadêmicas do curso de Direito
International Graduação Joaçaba

Intercâmbio em Portugal amplia conhecimento de acadêmicas do curso de Direito

As acadêmicas, Mariana Moresco Becker e Thais Lehrer de Vasconcellos da nona fase do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, estiveram nos últimos cinco meses realizando um intercâmbio na Universidade do Minho – UMinho, na cidade de Braga, em Portugal. A experiência, segundo as alunas, oportunizou o aperfeiçoamento dos estudos e o crescimento pessoal e […]


As acadêmicas, Mariana Moresco Becker e Thais Lehrer de Vasconcellos da nona fase do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, estiveram nos últimos cinco meses realizando um intercâmbio na Universidade do Minho – UMinho, na cidade de Braga, em Portugal. A experiência, segundo as alunas, oportunizou o aperfeiçoamento dos estudos e o crescimento pessoal e agora vai ajudar a nortear os próximos passos de suas carreiras.

De acordo com as acadêmicas, a oportunidade de realizar o intercâmbio veio através da própria Unoesc que divulgou a possibilidade internacional. Depois vieram contatos com o setor de mobilidade acadêmica e com acadêmicos que já tinham participado, no intuito de sanar dúvidas.

— Tivemos muito apoio do setor de mobilidade acadêmica, da nossa Coordenadora Magda, que sempre nos incentivou e também do Professor Roni, que quando soube do nosso interesse, nos chamou para conversar e também se mostrou muito feliz e empenhando a nos ajudar —comentaram as acadêmicas.

As estudantes contam que estando em Portugal, se adaptaram rápido ao ambiente da residência em que foram morar e que a culinária, totalmente diferente da do Brasil, foi um dos pontos que mais chamou atenção. Elas destacaram ainda a oportunidade que tiveram de conhecer outras culturas e pessoas do mundo todo, fazendo muitas amizades.

Na Universidade do Minho, as acadêmicas cursaram duas matérias de graduação e três de Mestrado em Direitos Humanos, com aulas em diversos períodos e horários. Segundo elas, algumas dificuldades surgiram, mas nada que as fizesse desanimar.

— Em algumas matérias precisamos traduzir acórdãos em francês e em inglês para apresentarmos, o que a princípio nos assustou, considerando que estávamos em uma Universidade diferente, com colegas já formados, introduzidos no mercado de trabalho e até com pós-graduação, mas isso serviu para percebermos que somos capazes, quando há dedicação — relembrou Thais.

De volta à Joaçaba e já retomado as aulas desse, que será o último ano do curso, elas fazem planos. Ainda precisam decidir o que pretendem após concluírem a graduação, sendo uma das opções a de concluir o mestrado iniciado. Mas, independentemente das escolhas elas têm a certeza de que a experiência valeu a pena.

— Esse período de intercâmbio só agregou na vida acadêmica e pessoal. Foi uma oportunidade única, não entendemos que “atrasamos” um semestre na Unoesc, mas, que ganhamos um semestre de estudos e crescimento pessoal, eis que aproveitamos ao máximo cada segundo em Portugal — finalizou Mariana.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.