Intercâmbio em Portugal oportuniza novas experiências
A egressa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira, Fernanda Razera, participou de intercâmbio em Portugal, oportunidade em que pôde vivenciar novas experiências em sua área do conhecimento e realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que trata de estudo sobre a remoção de micropoluentes nas águas residuais da indústria corticeira, através […]
Publicado em 19/03/2015
Por Unoesc
A egressa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira, Fernanda Razera, participou de intercâmbio em Portugal, oportunidade em que pôde vivenciar novas experiências em sua área do conhecimento e realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que trata de estudo sobre a remoção de micropoluentes nas águas residuais da indústria corticeira, através dos métodos de ozonização e fotólise direta com luz UV. Sua pesquisa foi desenvolvida de setembro a dezembro de 2014, no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) naquele país.
Ela narra que o intercâmbio foi incentivado pelos professores da Unoesc Videira, Jean Carlo Menezes e Andrei Goldbach, e que em Portugal teve a orientação do professor e também coordenador do curso de Engenharia Ambiental do IPS, Ricardo Salgado, que não mediu esforços para que o trabalho fosse executado com êxito.
— O que mais me impressionou foi à atenção e receptividade que o instituto tem para com os intercambistas, além de toda a estrutura disponível para a estadia e realização do projeto. Fui tratada como se fosse uma aluna deles, e foi possível contar com toda a orientação eficiente para a execução das análises, em que adquiri mais confiança, responsabilidade e autonomia — declara.
A egressa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unoesc Videira conta que assim como outros colegas intercambistas teve tempo exíguo para executar o estudo. Mesmo assim, e com a ajuda do professor orientador, conseguiu selecionar o melhor tema para que tudo pudesse ser realizado dentro do prazo previsto, já que aqui no Brasil tinham as formalidades de entrega e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Fernanda afirma que o intercâmbio é uma experiência incrível, e somente foi possível devido à parceria da Unoesc com o Instituto Politécnico de Setúbal, que oferecem oportunidade para os acadêmicos mostrarem o que aprenderam e trazer novos conhecimentos na bagagem colocando-os em prática dentro de sua área de atuação.
— Sair da nossa zona de conforto e conhecer uma cultura totalmente diferente, foi o grande desafio. Conviver com pessoas do mundo todo é realmente fantástico. Sonhos foram realizados, amizades foram construídas e objetivos pessoais foram alcançados durante estes três meses. Agradeço aos professores, minha família e a Deus pelo sucesso alcançado — reiterou.
O Intercâmbio possiblitou tambem através de passeios organizados pelo próprio Instituto, conhecer algumas cidades e pontos turísticos de Portugal, como a cidade histórica de Évora, a Rota dos Três Castelos, Lisboa e Tróia.
— Tive a oportunidade de realizar um sonho, conhecer a cidade de Paris e todos os seus encantos — finalizou.