Intercâmbio motiva diplomado a se mudar para a Irlanda
Natural de Fraiburgo, Fernando José Martins, diplomado em Farmácia pela Unoesc Videira, decidiu com o conhecimento adquirido aqui, realizar o sonho e tentar a sorte longe da família, dos amigos e de sua terra natal. Graduado em Farmácia no ano de 2006 e há quatro anos morando em Dublin, na Irlanda, Fernando conta que no […]
Publicado em 27/05/2020
Por Unoesc
Natural de Fraiburgo, Fernando José Martins, diplomado em Farmácia pela Unoesc Videira, decidiu com o conhecimento adquirido aqui, realizar o sonho e tentar a sorte longe da família, dos amigos e de sua terra natal.
Graduado em Farmácia no ano de 2006 e há quatro anos morando em Dublin, na Irlanda, Fernando conta que no início foi complicado, pois estava em uma terra distante, com cultura e clima diferentes, mas nunca desistiu e nada conseguiu abalar sua confiança.
O diplomado comenta que há 4 anos trabalha na Mc Dermott’s Pharmacy, como Pharmacy Technician (Técnico Farmacêutico), onde sua função é dar todo suporte ao farmacêutico ajudando nas prescrições, atendendo e dando conselhos sobre o uso correto de medicamentos, dispensando e conferindo receitas entre outras atribuições.
— Devo isso, a minha família, que me ajudou na tomada de decisão para a mudança, me oferecendo todo o apoio, assim com a Unoesc de Videira, que foi onde busquei todo o conhecimento na área e me graduei Farmacêutico — argumentou Fernando.
Ele explica que agora está trabalhando para validar o seu diploma naquele país para poder exercer a profissão.
— Estou em processo para validação do diploma e poder trabalhar como farmacêutico aqui. Já estou no final do processo, faria o exame em maio. mas por conta da pandemia ele foi cancelado e transferido para outra data — comentou.
Língua e culturas diferentes
O diplomado da Unoesc Unoesc, Fernando José Martins, ressalta as dificuldades de adaptação iniciais com o inglês.
— Eu acreditava que tinha uma base satisfatória de inglês no Brasil, mas no primeiro dia de trabalho percebi que precisava melhorar e muito. Hoje, domino bem, mas trabalhar em farmácia foi muito importante para o aprimoramento da língua já que estamos sempre em contato com público e isso ajudou significativamente — disse.
Para o futuro, Fernando pensa em fazer uma especialização na área, e continuar na busca de consolidar seu sonho, impulsionado desde a época da graduação, quando teve apoio e incentivo da coordenação do curso com suporte e documentação necessárias para viajar ao exterior.
Mudança de país
O diplomado afirma que a ideia de mudar de país teve início através de um intercâmbio feito com seu ex-parceiro, para aprimorar o Inglês e tentar uma vida nova e uma experiência diferenciada, sendo a Irlanda o país escolhido.
Sobre voltar par o Brasil, o farmacêutico acrescenta que não está nos seus planos no momento, e que, apesar de estar longe da família e amigos, a experiência é muito gratificante e o sonho se realizando.
— Já estou trabalhando há 4 anos na mesma farmácia. Tudo está bem diferente se comparado à chegada aqui, mas para melhor. A experiência de trabalhar na área, em um país diferente, tem sido maravilhosa — finalizou.