Página inicial O que acontece Intercâmbio transforma a vida de jovem mexicano no Colégio Unoesc
Notícia International Colégios São Miguel do Oeste

Intercâmbio transforma a vida de jovem mexicano no Colégio Unoesc

O programa de intercâmbio estudantil é uma experiência que vai muito além de uma simples estadia em outro país. Ele proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar novas culturas, ampliar horizontes e desenvolver habilidades que impactam tanto a vida pessoal quanto a carreira futura. Foi com esse espírito de descoberta que, em agosto de 2024, o estudante Oliver Mateo Lara Mendoza, de 17 anos, chegou à cidade de São Miguel do Oeste por meio do programa de intercâmbio do Rotary Club.

Natural de Mérida, uma cidade de um milhão de habitantes no México, Oliver se adaptou rapidamente ao dia a dia brasileiro. Atualmente, ele reside com uma família local e frequenta o Colégio Unoesc de Educação Inovadora, onde encontrou um ambiente acolhedor e repleto de novas experiências.

— Desde o momento em que cheguei ao Colégio Unoesc, fiquei impressionado com a forma como as pessoas se tratam aqui. A educação e o respeito são perceptíveis nas pequenas atitudes do dia a dia. Meus colegas sempre me fazem muitas perguntas sobre como é a vida na minha cidade natal, Mérida, e os professores me perguntaram sobre o sistema educacional no México. Eles dominam o conteúdo e são muito amáveis — destaca Oliver.

O jovem intercambista permanecerá no Brasil por um ano e já planeja cursar Comércio Exterior em nível universitário. Sua rápida adaptação ao idioma e ao cotidiano escolar reflete tanto seu empenho quanto o acolhimento que recebeu no Colégio Unoesc e na cidade de São Miguel do Oeste.

Para a coordenadora pedagógica do Colégio Unoesc, Elis Regina Frigeri, a chegada de Oliver tem sido uma oportunidade de aprendizado mútuo.

— Oliver é um adolescente encantador, que se adaptou muito bem ao dia a dia do Colégio e fez amizades marcantes. Ele progrediu rapidamente no domínio do português, o que reflete não só seu esforço, mas também o ambiente acolhedor que proporcionamos aqui no Colégio Unoesc — comenta Elis.