Jovens do programa Protetor Ambiental participam de palestra na Unoesc
Os alunos do Programa Protetor Ambiental, coordenado pela Polícia Militar Ambiental, visitaram, esta semana, a Unoesc São Miguel do Oeste. Os estudantes de Anchieta e Guaraciaba assistiram à palestra Valorização da Fauna Local, ministrada pelo biólogo e professor Jackson Fábio Preuss. Durante a palestra, foram abordados os principais grupos de animais, suas características ecológicas e […]
Publicado em 14/08/2015
Por Unoesc
Os alunos do Programa Protetor Ambiental, coordenado pela Polícia Militar Ambiental, visitaram, esta semana, a Unoesc São Miguel do Oeste. Os estudantes de Anchieta e Guaraciaba assistiram à palestra Valorização da Fauna Local, ministrada pelo biólogo e professor Jackson Fábio Preuss.
Durante a palestra, foram abordados os principais grupos de animais, suas características ecológicas e morfológicas; os impactos negativos sobre a fauna como as queimadas, destruição e fragmentação de habitats; caça ilegal e tráfico de animais silvestres. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a coleção biológica do Laboratório de Anatomia Animal, animais taxidermizados e em soluções conservantes.
Segundo o professor Jackson, a palestra teve o objetivo de proporcionar aos jovens um contato maior com os animais e destacar as principais características dos grupos faunísticos que vivem na região.
— A atividade teve o intuito de despertar nos jovens um interesse maior sobre os animais, tornando-os disseminadores ou até mesmo formadores de uma opinião voltada à conservação desses grupos — comenta o biólogo.
Programa Protetor Ambiental
O Programa é destinado a estudantes entre 12 e 14 anos de idade. Os alunos têm uma carga horária de 180 horas, que contempla aulas práticas e teóricas como Gestão da Fauna, Gestão da Flora, Ecologia, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos, Unidades de Conservação, entre outros.
Com o Programa, os jovens terão competência para atuar como defensores ambientais, multiplicadores de saberes ecológicos e participantes ativos do desenvolvimento sustentável da região Extremo-oeste.