Página inicial O que acontece Juiz do TJDFT ministra palestra e oficinas em eventos do curso de Direito da Unoesc Joaçaba
Graduação Notícia Palestra Joaçaba

O curso de Direito da Unoesc Joaçaba promoveu, na quinta (22) e sexta-feira (23), duas atividades de extensão com a presença do professor Doutor Daniel Carnacchioni, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e autor de diversos livros de Direito Civil. Os eventos, no campus 1, marcaram o início do segundo semestre de 2024 e reuniram professores, estudantes, diplomados e profissionais da área.

Na noite de quinta-feira (22), no Auditório Afonso Dresch, o magistrado explanou sobre o tema “O Direito Civil contemporâneo e as necessárias conexões”. Na manhã e tarde de sexta-feira (23), no Auditório Jurídico, ele conduziu duas oficinas de prática jurídica: “Ação Indenizatória” e Recurso (Apelação)”.

— O objetivo foi mostrar uma nova forma de reflexão, em especial, do Direito Civil. Ou seja, uma metodologia de aprendizagem onde analisamos os institutos de Direito Civil por associação e não de forma fragmentada. Isso permite uma visão estratégica em situações da vida prática — enalteceu o palestrante.

Conforme a coordenadora do curso de Direito da Unoesc Joaçaba, professora Magda Cristiane Detsch da Silva, as atividades abordaram a necessidade de formação jurídica que equilibre teoria e prática, preparando os estudantes para os desafios reais da advocacia e do sistema judiciário. Eles tiveram a oportunidade de adquirir não apenas conhecimento teórico, mas habilidades essenciais para a carreira profissional.

— Contamos com a vasta experiência e o conhecimento do professor Doutor Daniel Carnacchioni, que, com enfoque na interdisciplinaridade e nas tendências contemporâneas do Direito Civil e do Processo Civil, garantiu uma formação abrangente e atualizada. Uma iniciativa importante do curso, contribuindo para a promoção da justiça na sociedade — ressaltou a coordenadora.