Lions Clube São Miguel do Oeste doa aparelho de laser ao Curso de Odontologia da Unoesc
O Curso de Odontologia, da Unoesc São Miguel do Oeste, poderá ampliar os serviços oferecidos e atender a uma demanda específica de pacientes. Isso ocorre por meio de uma doação de um aparelho de laser, realizada pelo Lions Clube São Miguel do Oeste. Com o equipamento, será possível atender pacientes oncológicos do Hospital Regional, que […]
Publicado em 11/10/2023
Por Unoesc
O Curso de Odontologia, da Unoesc São Miguel do Oeste, poderá ampliar os serviços oferecidos e atender a uma demanda específica de pacientes. Isso ocorre por meio de uma doação de um aparelho de laser, realizada pelo Lions Clube São Miguel do Oeste. Com o equipamento, será possível atender pacientes oncológicos do Hospital Regional, que apresentam complicações orais relacionadas à terapia do câncer.
Conforme os profissionais da área, a principal complicação é a mucosite oral, uma inflamação da mucosa oral causada pelos agentes quimioterápicos e pela radioterapia, utilizados nos tratamentos oncológicos. Clinicamente, a mucosite oral se manifesta como eritema ou ulcerações dolorosas, e o laser de baixa intensidade tem se mostrado eficaz na prevenção e no tratamento da mucosite oral.
A Coordenadora do Curso de Odontologia, professora Michele Gassen Kellermann, explica que a doação representa um marco para o Curso, ampliando seus recursos e possibilitando um atendimento mais abrangente.
— Conforme a gravidade, a mucosite oral pode interferir significativamente na qualidade de vida dos pacientes durante o tratamento oncológico ao comprometer a deglutição, a alimentação e a capacidade de comunicação do paciente. A mucosite oral também pode resultar em aumento do tempo de permanência do paciente no hospital, necessitando, assim, de cuidados especiais, como opioides intravenosos e nutrição parenteral, que juntos levam a um custo hospitalar mais elevado. Além disso, por representar uma quebra de barreira da mucosa, a mucosite pode predispor o paciente a uma infecção sistêmica e até mesmo ao óbito — destaca Michele.
Durante a entrega, os membros do Lions Clube tiveram a oportunidade de conhecer o aparelho, entender seu funcionamento e aprender sobre suas aplicações terapêuticas, bem como a quantidade de pacientes que serão beneficiados.
O presidente do Lions Clube São Miguel do Oeste, Roberto Aurélio Merlo, destaca a participação da entidade na comunidade, há 61 anos, com relevantes serviços prestados à comunidade, principalmente voltado para famílias e pessoas carentes.
— O foco do clube são cinco causas globais, defendidas pelo Lions Internacional, entre eles, a visão, com a realização de testes de visão, consultas oftalmológicas, fornecimento de lentes e também da armação, tudo gratuitamente para famílias carentes. Uma segunda frente são os aparelhos ortopédicos; nós temos um banco de ortopédicos que são emprestados, sem custo. São cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, andadores e muletas. Após o uso são devolvidos para a entidade. Também temos as campanhas globais da diabete, do alívio à fome, do meio ambiente e do câncer infantil. Esses projetos são desenvolvidos pelos associados, que se dedicam para buscar, também em eventos que a gente promove, arrecadação de fundos, revertidos para os projetos sociais — reforça Merlo.
O Curso de Odontologia contava apenas com um aparelho de laser, o que não seria suficiente para atender a crescente demanda de pacientes que necessitam desse tratamento. A doação do Lions Clube São Miguel do Oeste preenche essa lacuna e permitirá que um número maior de pacientes receba os cuidados necessários.
— A generosidade do Lions Clube São Miguel do Oeste está trazendo esperança e alívio aos pacientes oncológicos da região, garantindo que recebam o melhor atendimento odontológico possível durante seus tratamentos desafiadores. Além disso, o aparelho também será de grande importância para os demais pacientes atendidos na Clínica de Odontologia, com necessidade de laserterapia. A doação do aparelho de laser é um exemplo brilhante de como a comunidade pode fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam — enfatiza a Michele.
O Coordenador da Clínica de Odontologia, professor Leonardo Mottes, relata que o novo equipamento não ajudará somente os pacientes, mas também atuará na formação de profissionais Odontólogos altamente capacitados.
— A ação extraordinária realizada pelo Lions Clube São Miguel do Oeste é de extrema importância para a Clínica de Odontologia da Unoesc e para os pacientes que realizam tratamento de câncer no Hospital Regional, já que possibilita o tratamento tanto em âmbito hospitalar, quanto diretamente na Universidade. A laserterapia ajuda no tratamento de diversas complicações orais, como: herpes labial, candidíase, parestesia (perda da sensibilidade da face), síndrome da ardência bucal e mucosite. Muitas destas complicações são de difícil tratamento, sendo o laser uma alternativa de tratamento moderna e efetiva — reforça Mottes.
O professor da disciplina “Clínica de Pacientes Especiais e Odontologia Hospitalar”, Marcos Sabadin, relata que, com o reforço desse novo equipamento, é possível atender a uma quantidade maior de pessoas com melhor qualidade.
— É um aparelho de boa qualidade que vai impulsionar bastante a Clínica. Agradecemos muito ao Lions pela contribuição — finaliza Sabadin.
A Clínica de Odontologia da Unoesc realiza atendimentos gratuitos para a população. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone (49) 3631-1045.