Página inicial O que acontece Livro publicado pela Editora Unoesc é destaque em premiação acadêmica nacional
Notícia Geral

Livro publicado pela Editora Unoesc é destaque em premiação acadêmica nacional

O livro “Direitos Humanos, Educação Escolar Indígena e Interculturalidade: Cartografia das Escolas Indígenas Brasileiras”, publicado em 2023 pela Editora Unoesc, é finalista do “1º Prêmio Jabuti Acadêmico” na categoria “Educação e Ensino”. A obra é de autoria da professora Doutora Thaís Janaina Wenczenovicz, docente do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc, e da Mestra Jade de Oliveira Monteiro, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interculturalidade e Intersubjetividade: Gênero, Orientação Sexual, Raça e Etnia do PPGD da Unoesc.

A publicação analisa a educação escolar indígena no Brasil e, pontualmente, no Rio Grande do Sul, entre os anos de 1999 e 2021. Destacam-se também como objetivos refletir sobre as colonialidades e historicizar as violências sofridas por esses povos, além de trazer a discussão sobre as suas contradições epistêmicas e um mapeamento da situação em que se encontram essas escolas. O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Unoesc.

— Para a Editora Unoesc, ter uma obra como finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 é motivo de orgulho e gratidão. Orgulho por estar entre as melhores editoras do Brasil, o que chancela a nossa excelência, e gratidão pelo brilhante trabalho realizado pela professora Doutora Thaís e pela Mestra Jade, que nos confiaram a publicação desse importante livro — ressalta o coordenador da Editora Unoesc, Tiago de Matia.

Saiba mais

O “Prêmio Jabuti Acadêmico” é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A premiação incentiva e valoriza a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país.

Além do “Direitos Humanos, Educação Escolar Indígena e Interculturalidade: Cartografia das Escolas Indígenas Brasileiras”, outro livro de autoria de uma docente da Unoesc integra a lista dos finalistas do Prêmio na categoria “Ciências da Religião e Teologia”. A obra “Teologia Feminista: Insurgência e Subjetividades” foi escrita pela professora Doutora Neiva Furlin, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), e publicado em 2023 pela Editora Loyola.

Conforme a CBL, a primeira edição do Prêmio contou com 1.953 livros inscritos. Os semifinalistas de cada uma das 29 categorias foram divulgados no dia 10 de julho, enquanto os finalistas foram anunciados no dia 18 de julho. Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP). Além das autoras, a cerimônia contará com a presença do reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, e do coordenador da Editora Unoesc, Tiago de Matia.