Página inicial O que acontece Livros sensoriais produzidos pelo curso de Licenciatura em Educação Especial estão em exposição na Biblioteca
Notícia Cultura Joaçaba

Livros sensoriais produzidos pelo curso de Licenciatura em Educação Especial estão em exposição na Biblioteca


Livros que promovem a coordenação motora e cognição das crianças. É disso que é composta a exposição que está montada na Biblioteca do campus 1 da Unoesc Joaçaba. Os materiais foram desenvolvidos pelas acadêmicas do curso de Licenciatura em Educação Especial.

Os livros táteis são ilustrados com diferentes materiais e texturas feitos para crianças mais especificamente com deficiência visual ou cegueira. O objetivo de construir esses livros na Licenciatura foi para que as alunas pudessem ter ideia da importância dos materiais alternativos na aprendizagem de crianças com baixa ou nenhuma visão, e que estes servem, ainda, como elemento de inclusão. Esses materiais tornam-se inclusivos no sentido de que podem ser lidos também por crianças com visão normal, podendo haver socialização dos conteúdos dos livros.

Para a professora da disciplina “Deficiências sensoriais”, Patrícia Aparecida Pedroso, a confecção dos livros foi uma construção muito importante para as alunas na Universidade e também nas atividades que elas exercem, para que compreendessem a necessidade das crianças com cegueira ou baixa visão aprenderem mais e melhor com essas possibilidades de materiais no processo de aprendizagem.

— Acredito que a inclusão literária é quando um livro pode ser lido por qualquer criança, seja ela com ou sem deficiência. Nesse sentido foi uma grande alegria construir esses materiais — afirmou.

A exposição pode ser conferida até o dia 14 de abril, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e das 18h às 22h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30.

— Ficamos encantados com o capricho com que os materiais foram desenvolvidos. Convidamos para que os que passarem pela Biblioteca prestigiem a exposição e vejam a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos — afirmou o coordenador da Rede de Bibliotecas da Unoesc, professor Tiago Diersmann.

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.